Geral

Representante da Prefeitura fala sobre reforma da Cachoeira

Cachoeira do UrubuO atual representante do escritório da Prefeitura de Esperantina na capital Teresina, Francisco Lima, enviou E-mail para a redação do jornalesp.com para esclarecer sobre a polêmica do abandono do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, publicada recentemente neste meio de comunicação.

Confira na integra a Nota:

Francisco LimaAssim que assumi uma assessoria na gestão do prefeito Chico Antonio, ele me pediu que acompanhasse de perto os assuntos relacionados a Cachoeira do Urubu. De lá para cá, sobre sua orientação, começamos uma grande luta com o objetivo de conseguir recursos para reformar o local. Na época a Prefeitura solicitou ao Governador Wellington Dias a cessão de uso do tronco turístico da Cachoeira referente ao lado de Esperantina. Ficou acertado através de convênio que a Prefeitura ficaria responsável pela gestão do Parque por um período de 10 anos. Neste convênio, acordou-se também que o Governo repassaria R$ 180.000,00 reais para que a Prefeitura fizesse as devidas reformas. Este documento foi publicado no dia 04 de dezembro de 2009, no diário oficial do Estado. O processo ainda não foi finalizado por que no decorrer do tempo o município ficou inviabilizado para receber este tipo de recurso. A alternativa agora é que a reforma seja feita pela própria SETUR, basta para isso um entendimento entre Governo e Prefeitura, o que já está sendo proposto pelo prefeito Chico Antonio.

Em relação a reforma da passarela, está dependendo apenas do autorizo do Senhor Governador. Existe na sua mesa um projeto feito pela SETUR, para a execução em regime de urgência, pois estão se aproximando as chuvas, e com isso, aumentam os riscos de acidente caso a reforma não seja feita.

Contamos com a sensibilidade do Governador Wilson Martins para resolver este assunto que é de interesse dos esperantinenses e turistas que visitam Cachoeira.

Francisco Lima

Escritório de representação do município de Esperantina em Teresina.

41 Comentários

  1. vergonhoso em povo. veja só o que acontece, deixaram de lado o que havia sido acertado, hum… agora que todos já comeram e beberam do molim, molim , vamos agora vê se tem solução para o que está postado nesse site. Cachoeira do Urubu, Pertence a Esperantina isso é piada pura. acho que se passar mais um tempo irão querer tomar pra Esperantina a cachoeira do xi xá que fica em Batalha. sabe por que está ruim a passarela ? por que a própria estrutura se envergonhou do lado que ela está pertencendo, e num venham com essa não por que o lado que pertence a batalha está zelado e sorrindo a toa. Em questão de farrear eu realmente admito Esperantina nota 10, em questão de fazer as coisas acontecer Zeroooooooooo bem grande pra vocês.

  2. É um verdadeiro descaso com o povo de esperantina e com os turístas o que a administração da prefeitura e o governo do estado estão fazendo em relação a Cachoeira do Urubú.
    O representante do Prefeito na capital Francisco Lima falor nesta matéria, que o projeto de reforma da passarela é de regime de urgência, imagine se não fosse. Se é de urgência estar com uma grande demora, imagine se não fosse de urgência.
    Vamos trabalhar minha gente, o Povo não aguenta mais tantos descasos.

  3. A Ana Paula tem toda razão, vocês não querem é mesmo trabalhar, só querem é se glorificar, dizer que são os tais, acham que são celebridades e nada fazem.

  4. Lima, tú só quer é se fazer, quando a cachoeira estava mais ou menos tú fazia um tal de Luau da Cachoeira, agora que a mesma estar um verdadeiro descaso, falta tudo , tú vem com essa conversa fiada. Se liga cara.

  5. Não sabia que esperantina tinha representante na capital, afinal pra que representa na capital, se aqui não faz nada imagine na capital, é mais um cabide de emprego, que vergonha, fazer que é bom não fazem nada, vocês são um bando de aproveitadores. vão trabalhar, vão procurar o que fazer.

  6. R$. 180,000,00 mil reias, boa grana, dá pra comprar muita coisa, sei não. será que essa reforma sai ? Com regime de urgência nunca saiu, a demora é demais, agora, sem regime de urgência não vai sair é nunca.

  7. Falta estrada, falta restaurates, atendimento é péssimo, falta higiene, a passarela estar pra cair, o que é isso ? Que falta de vergonha, que descaso com o povo. E ai vem esse cara ai querendo defender o prefeito, deixa de ser babão.
    (Regime de reforma de urgência). Que piada. você acha que somos otários ?

  8. O governo do estado precisa olhar com bons olhos esse maravilhoso ponto turistico. è lamentável tamanho descaso. Uma cachoiera do porte dessa precisa de investimentos, nao podemos admitir que tudo se acabe assim. Espero que a imprensa estadual noticie e alguma coisa seja feita. abraço

  9. Lima essa historia de gov. do estado não cola vçs estão do mesmo lado.Agora vc perdeu uma boa oportunidade p/ ficar calado,pois todo mundo sabe q vçs ñ estão fazendo nada só estão mamando,então aproveitem o resto de mandato q vçs ainda tem e depois dèm a vaga p/ outros mamarem tambem por q infelizmente Esperantina ñ tem sorte com politico.

  10. Imagine que com o inicio do governo do Pt, Esperantina, tinha um hotel, gerenciado por Da. Badé, uma bringa grande pra quem administrasse o hotel, que nao poderia ser a Badé que nessa época era ligada a outro grupo político, acabou por o hotel ficar abandonado, o Lima queria gerenciá-lo mais faltou pretigio junto ao governo do estado. Abandonado, quando chegou o governo do Santolia, os vândalos chibateiros, destruirao o hotel, levaram os móveis, depois as portas, janelas, o teto e até as paredes.
    Esperantina é uma cidade sem lei, sem moral, sem autoridades.
    Niguém fez nada, vivemos num estado de coisas.

  11. Ando em Esperantina a muito tempo e nunca via a Cachoeira 100% organizada, só a vi totalmente limpa quando era feito o Luau da Cachoeira… Acho que a reforma sai sim… como outras obras que foram prometidas e estão sendo cumpridas, mesmo que lentamente, mais estão sendo feitas. Não é fácil receber uma Prefeitura na situação em que se encontrava a Prefeitura de Esperantina, estava totalmente desorganizada e com quase todos os convênios descredenciados pelos desmandos da administração anterior, o nova Administração teve e ainda tem muito trabalho para conseguir verbas para a cidade, e não é por que se é do lado do Gonverno, que se consegue o que se pede e o que se quer, porem toda Administração tem acertos e também erros, Por que seria a nossa a só ter acertos, isso nunca vai ser possível em lugar nenhum… Agora salários em dias, ruas asfaltadas, pontes construidas, reformas em colégios, melhora significativa da saúde, casas para pessoas carentes, agencia do INSS e outras coisas mais não significam nada?? Vamos rever isso ai!! Acho que o Lima esta certo em não fazer o Luau da Cachoeira, com o Parque nessa situação não seria viável este tipo de evento lá. O que deve ser feito é uma reforma ampla em sua estrutura de bares e restaurantes, colocando pessoas realmente capacitadas e interessadas no bom desenvolvimento e funcionamento do Parque, o hotel que existe lá também deve voltar a funcionar, pois um depende do outro, agora o que tem que ser mudado é a forma que se administra o Parque, a questão das entradas francas, deveria ser cobrado uma taxa simbólica para que se tenha constantemente dinheiro para se manter o Parque limpo e conservado… Segue a torcida para que a reforma seja feita e a gente possa a ter novamente acesso a este Parque, que com certeza é um cartão postal do Piauí.

  12. Todas essas pessoas estão com razão, o município está um verdadeiro descaso, estradas emburacadas, lixos em locais não permitidos, pontes quebradas, matos nas ruas, muita sugeira e descaso com a bela cachoeira do urubú, lá falta tudo, falta restaurante, atendimento, a passarela estar correndo risco de até desabar. ainda bem que tiveram a idéia de interditar, já era tempo.
    Agora, com relação ao recurso destinado para as obras da mesma, acho que ainda vai demorar bastante, esse tal de regime de urgência que o Sr. Lima citou em sua matéria não vai sair do papel.

  13. Sou esperantinense mas moro na cidade de São Paulo, estive na minha querida terra e por ocasião fui até a cachoeira do urubú, pois fazia muito tempo que não a frequentava e fiquei muito triste, encontrei a mesma em estado de putrefação, banheiros com muita sujeira, restaurante com péssimo atendimento, a estrada estava precária e a passarela com sua estrutura bastante danificada.
    Andava comigo dois amigos de São Paulo e fiquei morta de vergonha, pois sempre fazia propaganda da cachoeira como um belo lugar, mas a decepção foi inevitável.
    No ano que vem estarei de volta na minha terra e espero encontrar a nossa cachoeira bem diferente, toda reformada e com segurança.

  14. Olha dona maria das graças, a senhora pode tirar o cavalo da chuva porque daqui a um ano a cachoeira vai estar do mesmo jeito. INFELISMENTE !

  15. Acho que o Pedro Laurentino não estar certo, ele falou daqui a um ano a cachoeira vai estar do mesmo jeito, mas acho que vai estar é pior.

  16. Meu Deus este Tal de Ramde é um louco quer que o PT cobre mais imposto para encher os bolsos mais ainda,vem com essa conversa de taxa simbolica,vai te catar rapaz,ou tu tá querendo uma coisinha também?O Parque está mesmo abandonado e está de Parabéns o JORNALESP por esta materia.

  17. Permitam-me algumas esclarecimentos sobre os comentários acima.
    ANA PAULA, concordo plenamente, o descaso dessas intistuições para com nossa Cachoeira já vem se arrastanto a muito tempo, e é lamentável que ele continue.Quando falei do regime de urgência, esclareço que este é apenas para a reforma da passarela, segundo parecer da própria Procuradoria Geral do Estado essa reforma poderia ter sido executado ainda no período eleitoral.

    MARIA AUGUSTA: Respeito sua opnião, me permita esclarecer: o Luau é um evento sério, que gera trabalho e promove nosso municipio de forma positiva dentro e fora de nossa cidade. Todos que fiz, a Cachoeira estava com essa mesma estrutura, inclusive no dia, tenho que levar quase tudo para lá. Para fazer o evento, presciso da autorização da Secretaria de Meio Ambiente do Estado e também do Ministério Plúblico. Essa licensa não seria possivel considerando que a passarela está interdidata , inclusive por orientação do proprio ministério, para preservar a segurança de quem por lá passa. Sem licensa, sem LUAU (esse é o problema para a não realização).

    SERGIO, compreendo seu comentário e respeito o fato de você não saber que aqui existe esse trabalho. A nossa função aqui é acompanhar os projetos, os convênios, os oficios e documentações vindos de Esperantina junto aos orgãos Federais e Estaduais. Isso diminuii custo e agiliza o trabalho. Algumas conquista: a compra da ambulância S10, o carro da assistencia social, a ponte do bebedouro, os calçamentos que você está vendo ser executado, o processo da construção do estádio (que em breve inicirá a obra), a organização do stand na feira dos municípios ano passado, e esse processo da reforma da Cachoeira, são alguns exemplos. Outra serviço que prestamos é na área da saúde, inclusive com o recebimento e enviu de medicamentos para nossos irmãos que possuem doênças crônicas como AHIV, câncer, diabetes e tantos outros.

    CARLOS SILVA, quem me conhece, sabe do respeito que tenho pelas pessoas. Nunca passou pela minha cabeça que você ou qual quer pessoa seja otária, muito menos babar ou puxar o saco de quem quer que seja. Trabalho para Prefeitura e acho que prestar contas do meu trabalho com a sociedade é um dever. O que predendo com a nota acima é esclarecer o que temos feito em relação a Cachoeira. Se fosse fácil e rápido para resolver, acredito que os eis prefeitos teriam feito. Agora pelo menos você sabe que a Prefeitura já apresentou projeto e que estamos trabalhando para resolver as burocracias. Em relação ao regime de urgência, se você tiver dúvida, pode passar na SETUR e pedir para ver o projeto. Entenda, você é um ciadão e tem direito de saber de qual quer coisa em qual quer área dos poderes publicos.

    AROLDO, você tem toda razão. Costumo dizer que se essa Cachoeira fosse no Ceará, Pernanbuco, ou qual quer outro Estado, ela seria sem dúvida um grande ponto turístico. Vamos continuar cobrando melhorias para lá.

    SEBASTIÃO, você tem razão, o importante é unir forças. Nesse momento, espero que o Prefeito, os Deputados com madato bem votados em Esperantina como Themistocles Filho, Ismar, Roberte Rios e outros, os futuros que vão assumir como Marlos Sampaio, Jesus Rodrigues, Rejane Dias, Atila Lira… Os vereadores, empresários do seguimento de hoteis, eventos, pousadas, bares e restaurantes, e os que gostam e da cidade e da Cachoeira, possam se unir para cobrar essas reformas.

    NILSON, eu compreendo sua idiginação, mas vc está enganado quando diz que devo ficar calado, ao contrário, agora é que prescisamos ter mais atenção e intensificar os trabalhos. Quero ti dizer que todo Governo tem suas prioridades. Se esse povo todinho que citei acima se unir e dizer para o Governador que quer essas reformas, acredito que será mais fácil. Ti convido para cobrar dos políticos que você votou. Entre nessa luta com a gente, pois reclamar é fácil.

    PAULO, você acompanhou bem essa história, e tudo o que disse é verdade. Na época as reclamações em relação o hotel (melhorar atendimento, estrutura) eram muito parecidas com as da Cachoeira agora. Da mesma forma também está sendo a minha luta para tentar resolver o problema, na época, apresentei projeto, fiz proposta, mas nhenhum político da cidade que eu procurei se esforçou para que as coisas tomassem um rumo diferente. Tenho receio que agora aconteça o mesmo em relação a Cachoeira.

  18. Lukas,
    O Ramde pode até está exagerando em relação a babação ao povo do PT, mas sobre a cobrança de uma taxa para manutenção do local ele está corretíssimo.
    Todo parque que eu conheço cobra essa taxa. Zobotânico em Teresina, R$2,00, Sete Cidades R$ 3,00, Serra da Capivara R$ 10,00, gruta de Ubajara R$ 3,00. Acho que á papel dos Governos fazer a estrutura e criar os acessos, agora a manutenção, pode sim ser através de taxa. Pensa comigo, se todo mundo que vai pra lá, pode tomar uma cervejinha ou um refrigerante, pq não pode pagar uma taxa. Lembre-se, quem vai para lá, vai atrás de lazer e diversão e é uma escolha da pessoa ir ou não ir. Ninguém que vai lá é verdadeiramente pobre que não possa contribuir, até pq para chegar lá, a pessoa tem que ter dinheiro para pagar uma pasagem num carro, comprar uma bicicleta, uma moto ou um carro. Se tem dinheiro pra essa coisas, pq não para uma pqeuna taxa.
    Tai uma boa discusão

  19. Companheiros uma coisa é certa não deixe de cobrar providência para a reestruturação do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu. Somos atores principais nesse processo democrático e o mínimo que a sociedade tem a fazer é cobrar e cobrar dos gestores uma providencia imediata para o caso. No meu ponto de vista a única forma no momento seria privatizar o Parque, mesmo sabendo que é um patrimônio publico. Se ficarmos jogando o problema, e culpando somente o andamento dos projetos, buscando culpados, nada será feito. Sei que Esperantina tem pessoas competentes e com conhecimento técnico e de causa, a exemplo o saudoso Elias Junior que sempre estava dando dicas e opinião para o José Luis quando era encarregado pelo Parque. Conheço pouco o trabalho do Lima, mais suas referencias são as melhores. O Luau levou ainda mais referencia ao Parque Ecológico, sei que foi um projeto dele (Lima). Infelizmente hoje a nossa Cachoeira esta sendo referência de descaso e abandono. Fico mais triste com tudo que esta acontecendo porque foi na Cachoeira do Urubu que comecei minha vida profissional como garçom e aos poucos vejo tudo virá entulho. Por favor, não deixem que a maior riqueza natural de nosso município seja mais uma vez matéria de descaso.

  20. Cadê os vereadores de nosso município? Essa uma atribuição básica do vereador, fiscalizar e monitorar os indicadores socioeconômico de um município. Tanto vereador bem votado em nosso município, mais infelizmente todos estão omissos em problemas como o da Cachoeira do Urubu.

  21. Não acredito mais nas palavras de políticos, de LIma, de Veradores, Prefeito, são todos mentirosos, só querem é fazer por si mesmo. Na verdade esperantina estar mesmo sem jeito. Entra gestão e sai gestão, entra outras e continua a mesma coisa, pra não dizer outra palavra vulgar.

  22. Uma coisa é certa, santolia, chico antônio, josé ivaldo, themistocles, nenhum de vocês terão o meu voto. vou transferir o meu título para outra cidade, e não é só eu não, várias pessoas farão o mesmo.

  23. Lima quando o prefeito bateu em nossa porta pedindo votos ele ñ nos pediu p/ q nós nòs juntassemos e fossemos bater na porta de nenhum politico ñ,ele era amigo dos gov. Federal e Estadual e essa amizade possibilitaria a ele resolver os problemas do municipio.Quanto a vç nos convidar p/ nòs unirmos p/ cobrar do gov. essa ou aquela obra , e muito engraçado,pois nos temos q trabalhar de sol a sol p/ pagarmos seu gordo salario e vç e ainda quer q agente va ate the cobrar obras de gov.Agora lima essa historia de vç dizer q esta acompanhando esse ou aquele projeto ai em the e conversa fiada.Ora se aqui em Esperantina na cara do povo Esperantinense tem muito maraja imagine ai em the.Lima ñ insulte nossa inteligencia nos ñ somos besta agente elege um gestor mas tambem derrota.

  24. Que nojo, como tem gente puxa saco em esperantina, nossa!
    trabalhar que é bom nada, babão é só que tem.vão estudar, fazer concursos, aprovar neles e trabalhar honestamente, com sacrifício, batalhando, isso sim que é emprego descente.

  25. É muita cara de pau do Lima dizer que todos esses projetos da prefeitura ocorreram devido a essas pessoas que estão em Teresina, inclusive ele. Trabalho na administração e ninguém gosta dele, pois enrola demais no trabalho, não atende os telefonemas de esperantina (A não ser do prefeito que paga seu salario), inviabiliza os processos encaminhados… Enfim, ao invés de ajudar a administração mais atrapalha. O maior interesse dele é pegar patrocinio para seus eventos e a prefeitura que se lasque! E essa estoria de escritório em Teresina é conversa para boi dormir! Não precisamos dessas pessoas lá! O correto é que os empregos gerados pela prefeitura beneficiem a cidade, e não pessoas amigas. Depois vêm com essa conversa fiada. Só para finalizar, o nome correto é LICENÇA!

  26. É uma grande tristeza e decepção ver a nossa linda Cachoeira se escontrar neste estado desolado e de grande descaso. Infelizmente, as autoridades têm grande agilidade apenas em atender seus interesses particulares, encher seus bolsos ( R$ 180.000,00 ???) é dinheiro demais!!! Deve sobrar o suficiente… A população é quem sofre com o descaso e também se envergonha, como aconteceu com a colega Maria das Graças de SP. – Chiquim Madeira, faça aparecer seu talento!!!

  27. O que o NILSON do comentário 26 falou é pura verdade, o LIMA não estar acompanhando projeto nenhum em teresina, é pura balela, mentira, conversa fiada, ele estar na capital é só mamando as curtas da prefeitura. Não somos bobos não seu LIMA e vc ainda vem se defender com conversa bonita, isso mesmo, porque de conversa nisso voce é muito bom, mas conversa fiada não cola não. E o que a MARIA ARAÚJO falou no seu comentário 29, é verdade também, voce é um grande puxa-saco do prefeito, raramente aparece no trabalho, e quando aparece não trabalha. SÓ OS BOBOS QUE ACREDITAM NAS SUAS CONVERSAS. NÃO SOMOS ÓTARIOS NÃO.

  28. Eita povo doido!
    O que será que o Lima vc fez com essa Maria Araújo? No minimo não deu confiança na hora que ela foi procurar ele pra conversar besta ou puxar o saco do Prefeito. E parece que furou os olhos também, pq nem ler ela sabe mais. Onde é que tá escrito que essas conquistas foram feitas em Teresina.
    Pelo que entendi, e aliás gostei muito, foi que o rapaz apenas prestou contas e enumerou alguns processos acompanhados por ele que resultaram em conquista para a Prefeitura. Não sei se ele trabalha bem ou não, mas que deu uma satisfação, deu.
    Só queria que a turma que fica aqui na sede da Prefeitura tivesse a mesma atenção e consideração de responder quando são questionados.
    E esse Nilsom, tá parecendo mais coisa de eis chibateiro ou de futuros canditados. Só espero que o Lima não ligue pra essas bobagens de quem não tem educação. Espero que faça ele seu trabalho pelo menos parecidos com seus eventos, que aliás, são sempre bem organizados e prestigiados, e que ele já fazia muito antes de existir prefeitura do PT. Puxador de saco! Essa eu não conhecia do Lima, pelo contrário, já vi foi ele fazer crítica ao compartamento de alguns gestores que só dizem amém para o Prefeito.

  29. Sandra,
    Você e o Nilson são muitos bons para criticar.
    Vc tem dúvidas que esse trabalho está mesmo sendo feito, então vá fiscalizar.
    E fácil, vá em Teresina, procure o pessoal da Secretaria de Turismo, diga que é de Esperantina e quer saber se foi o rapaz que deu entrada e está acompanhando esse processo da Cachoeira. Veja quando ele deu entrada, pq se não depois tu vai dizer que foi só por causa da denúncia.
    É molin, molin de saber.
    Depois me conta o que tu descobriu.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  30. Antonio Pires ñ sou nem ex e nem atual chibateiro sou apenas um cidadão cansado de pagar impostos e ver meu suor ser destruido em farras de gestores e assessores preguiçosos.E ainda por cima ter q aguentar ver eles querer jogar a culpa de sua incompetencia em cima de governos q eles elegeram.Quanto a historia de futuro candidato,lhe afirmo q vç esta completamente enganado,pois do jeito q a coisa vai nem eleitor eu serei mais.Referente a falta de educação isso ñ lhe respondo pois sou educado.

  31. Antônio Pires, João Paulo e José Robertos vocês são babões, puxa saco do PT. Se mancam, o que foi que o Pt fez por vocês ? NADA !
    E ai ficam aqui defedendo a custa de que ?
    Vão estudar e trabalhar .

  32. Gente, acabei de saber que o Lima ficou tão famoso com essa matéria que o mesmo já pensa em até ser candidato a PREFEITO na próxima eleição.

  33. Se for verdade que o Lima é candidato pelo menos 01 (hum) voto ele já tem, ” calma gente ” , não é o meu não , é o voto dele.

  34. Por favor gente, vamos deixar o Francisco Lima em paz, ele é uma pessoa legal e não merece ser criticado tanto, Lima estou contigo.
    Boa sorte meu amigo.

  35. O que falta nestes políticos de Esperantina, é vergonha na cara.
    São todos despretigiados. Nâo conseguem nada pra cidade.
    Nem esse prefeito tão próximo do governador.
    Acho que quando se trata de dinheiro público ele barganham só pra embolsar. É uma vergonha.
    Sou esperantinense me envergonho das coisas que ali acontecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo