Saída do Padre Edimar Lima da paróquia de Esperantina foi causada pelo polêmico Painel “Calvário de Cristo”, implantado no altar da Igreja matriz pelo Padre Ladislau Silva no passado
Dia 20 desse mês, o reverendo completaria um ano a frente da importante paróquia esperantinense
Lamentavelmente a saída antecipada do pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança, Padre Edimar Silva de Lima, foi ocasionada pelo polêmico Painel intitulado de “Calvário de Cristo”.
Padre Edimar Lima, completaria no próximo dia 20 desse mês, um ano de sacerdócio a frente da importante paróquia esperantinense.
Vale ressaltar que o anuncio da saída do reverendo que é natural da cidade de Buriti dos Lopes, foi feita pelo próprio Bispo Dom Edivalter Andrade pelas redes sociais da Diocese de Parnaiba, na manhã do último sábado (11/10).
Acontece que a noticia da saída repentina do pároco que tinha um propósito de passar 06 (seis) anos a frente da referida paróquia esperantinense, abalou os milhares de fieis católicos do município e da região do Território dos Cocais.
Nas redes sociais, o nobre pároco relatou os verdadeiros motivos da sua saída repentina da paróquia.
De acordo com Padre Edimar, o motivo principal do pedido de transferência foi a crescente polarização gerada em torno do painel “Calvário de Cristo”, que há muito tempo tem provocado divisões dentro da comunidade católica local.
A obra, instalada na igreja, foi alvo recente de vistoria do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o que teria acirrado ainda mais os ânimos entre fiéis com diferentes visões sobre o conteúdo do painel.
“Percebo que vivemos em um ambiente de forte polarização, que se intensificou ainda mais após os acontecimentos decorrentes da vistoria do IPHAN. Diante deste cenário, vejo muita confusão e divisão”, escreveu o padre em sua mensagem.
Em dos trechos da mensagem, o pároco pede desculpas os fieis pela sua fraqueza.
“Talvez seja uma fraqueza minha não enfrentar essa situação de frente”, disse, pedindo desculpas à população.
O pároco por sua vez, foi designado para a pastoral na cidade de Luís Correia, no litoral do Piauí.
No seu lugar assumirá o Padre, Paulo Sérgio Duarte, que atualmente administra a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Parnaíba, e já foi pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo em Batalha, por vários anos.
Lembrando que a transferência do pároco deve ser efetivada de 15 a 29 de novembro de 2025.