Igreja de Esperantina lota durante celebração da Missa de Cinzas
Muitos foram os fieis que estiveram presentes durante a celebração da Missa nesta quarta-feira de Cinzas em Esperantina.
A importante Missa, foi celebrada pelo pároco da Igreja de Nossa Senhora da Boa Esperança, Jeremias Lima.
Veja outros registros da celebração, abaixo:
Saiba mais a respeito da Quarta-feira de Cinzas
Uma das principais datas do clenário Cristão Ocidental (Católico), a Quarta-Feira de Cinzas sucede a terça-feira de Carnaval e marca o início da quaresma. Ela simboliza, com distribuição de cinzas, a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Ela ocorre exatos quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) ou quarenta e seis dias (contando os domingos). Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.
A Igreja Católica Apostólica Romana trata a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo Padre que preside a cerimónia. O Padre mancha a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o Cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la.
Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.
Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após o Carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela, enquanto no rito ambrosiano da Igreja Católica Romana a Quaresma começa no próximo domingo e o Carnaval continua até o sábado, chamado Sabato Grasso (“Sábado Gordo”) e não se celebra a quarta-feira de cinzas.