Rejane: conquistas dos trabalhadores precisam avançar
A Assembléia Legislativa realizou na manhã do último dia 10, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Trabalho. A deputada estadual Rejane Dias (PT), autora do requerimento, abriu o evento ressaltando que os trabalhadores obtiveram muitos avanços durante os últimos anos, mas ainda possuem uma série de reivindicações históricas a conquistar.
“Avançamos na oferta de emprego, com mais de 2 milhões gerados no Brasil no último ano e o Piauí com saldo positivo superior a 20 mil nova vagas. Avançamos no aumento da renda, com mais de 19 milhões de brasileiros passando para a classe média, o salário mínimo conquistando aumentos significativos acima da inflação, na abertura de crédito para os trabalhadores comprarem suas casas e montarem seus negócios”, lembrou a deputada.
Em seguida, ela ressaltou que ainda é preciso avançar em outras questões trabalhistas, direcionadas a categorias específicas. “As empregadas domésticas conquistaram o direito ao salário mínimo e carteira assinada, mas precisam do FGTS e carga horária máxima; as mulheres conquistaram o mundo do trabalho, mas ainda ganham menos que os homens; a donas de casa precisam do amparo da previdência, com contribuição menor; precisamos acabar com o trabalho escravo e o trabalho infantil, para tornar o Brasil e o Piauí mais justos”.
Participaram da sessão solene representantes do Ministério do Trabalho e de sindicatos de categorias de trabalhadores. Entre elas, Rosalina da Silva, representando a Fetag, o presidente da CUT, Manuel Rodrigues Lima, e a superintendente em exercício da Delegacia do Trabalho, Margarida Alencar. Apesar do Dia do Trabalho acontecer no dia 1º de Maio, a sessão solene só foi realiza devido a autora ter se submetido a uma cirurgia e ter se licenciado para recuperação.
]]>