Reintegração de Posse da propriedade Ninho da Ema
A Polícia Militar do Piauí, realizou na manhã da última segunda-feira (16) o cumprimento da ordem judicial de reintegração de posse da propriedade Ninho da Ema, localizada no município de Esperantina-PI.
A ordem judicial foi determinada pela juíza Dra. Luciana Rocha Damasceno Cavalcante, sendo ratificada pelo Tribunal de Justiça do Piauí.
A reintegração da propriedade invadida contou com a participação do efetivo da polícia militar da Coordenadoria de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos (CGCDH), do Oficial de Justiça e de herdeiros da propriedade.
O Coronel Jamsom, que comandou a operação, informou que realizou a leitura da ordem judicial de reintegração de posse para os ocupantes da propriedade de forma pacífica, juntamente com o oficial de justiça.
Não houve resistência por parte das famílias e a situação é pacífica no local.
A invasão da propriedade Ninho da Ema, ocorreu em outubro de 2023, as famílias foram incentivadas a invadir a propriedade pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantina.
A advogada dos herdeiros, Dra. Yara Aguiar, informou que além do processo cível de reintegração de posse, no qual a ordem judicial proferida foi cumprida, existe ainda um processo criminal em curso para responsabilizar criminalmente todos os invasores e também aqueles que incentivaram a invasão ao imóvel pelo crime de esbulho possessório e pelos danos causados à propriedade.
A propriedade invadida pertenceu ao senhor João do Rêgo Castro e está sendo inventariada pela família do falecido por meio de processo judicial de inventário que tramita na comarca do município.
Veja outros registros da reintegração de posse, abaixo: