Uma grande rebelião jamais vista na Penitenciaria Regional Luis Gonzaga Rebelo da cidade de Esperantina que teve inicio na manhã de hoje (06/10), está praticamente sem controle e já deixou vários detentos em estado grave.
A referida rebelião, que iniciou por volta das 08:00 horas da manhã com uma briga envolvendo alguns presos do Pavilhão D, acabou se alastrando pelos demais pavilhões o que resultou em um grande motim generalizado e sem controle.
Para se ter uma ideia dezenas de presos conseguiram chegar na parte superior do referido presidio, enquanto homens da policia militar, da Força Tática e Agentes Penitenciarios estão pontos estratégicos tentando evitar uma grande fuga em massa.
Já os detentos em clima de fúria e de raiva gritam a todos os instantes palavras de ordens, sendo aplaudidos e recebendo apoio por parte de familiares e amigos que estão posicionados do lado de fora.
Outros reivindicam a presença do representante do poder judiciário, do ministério publico e da imprensa.
O fato é que o clima é tenso e jamais foi visto antes na cidade de Esperantina.
Vale ressaltar que durante a rebelião 10 (dez) detentos deram entrada no setor de urgências do Hospital Estadual Julio Hartman com ferimentos provocados por objetos pontiguados e balas de borrachas.
Destes dez elementos, 04 (quatro) tiveram que serem transferidos as pressas para o Hospital de Urgências de Teresina – HUT.
De acordo com alguns Agentes Penitenciarios, a direção do presidio solicitou reforço policial tanto de Teresina, bem como das cidades circunvizinhas com o objetivo de restabelecer a ordem e a segurança no presidio.
Lembrando que atualmente o presidio tem como diretor o senhor Rondney Amorim, que devido as circunstâncias não quis se pronunciar no momento.
A lista dos detentos em estado grave que foram transferidos para o HUT, durante o dia de hoje, foi a seguinte: Francisco José Benicio Junior (PARNAIBA), André Fabricio Ferreira da Silva PIRIPIRI) e João Batista Ferreira Filho (MATIAS OLIMPIO) e Antonia Maria Rodrigues de Sousa (BURITI DOS LOPES).
Já os outros detentos que participaram da briga tiveram apenas ferimentos leves.
Veja toda a cobertura desta rebelião, abaixo:
Veja outra matéria, abaixo relacionada a esse assunto:
Presidiários são transferidos para o HUT depois de briga coletiva no interior da Penitenciaria de Esperantina
https://jornalesp.com/doc/127540#more-127540
Eita Esperantina que sofre.
Da os parabéns pro pai da criança, belo progresso pra cidade……
SE FOSSE UM CIDADÃO ESTAVA ATÉ HOJE ESPERANDO UMA SENHA, COMO É BANDIDO, É TRANSFERIDO IMEDIATAMENTE.
GENTE VAMOS EXIGIR UMA UNIVERSIDADE NO LUGAR DESTA PENITENCIARIA DO TERROR. VAMOS GRITAR, LUTAR, RECLAMAR.
TAMBEM SOMOS CULPADOS DE ACEITAR TUDO QUE VEM PRA NÓS,