EducaçãoGeral

Prorrogado o prazo para escolas aderirem ao programa Tempo Integral

Alunos O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 30 de março o prazo para as escolas urbanas e rurais pré-selecionadas aderirem ao Programa Mais Educação (Tempo Integral). O MEC espera incluir 1,9 milhão novos alunos nas redes de ensino integral, somando um total de 5 milhões de estudantes em 2012.

Segundo Leônia Eulálio, coordenadora do “Mais Educação” da Seduc, no Piauí já são 181 escolas de Tempo Integral, beneficiando cerca de 23 mil alunos.

“A perspectiva é que 175 novas escolas recebam o regime este ano aumentando a oferta para 46 mil vagas. Esse programa é uma prioridade do secretário Átila Lira, para mudar a realidade das escolas com baixo IDEB e que ficam em áreas de vulnerabilidade social”, afirma.

“Tivemos um incremento no orçamento da Educação de R$ 1 milhão, repassado pela Secretaria de Fazenda do Estado, para apoiar as ações pedagógicas e estruturais dessas escolas”, relata Átila Lira, secretário da Educação.

O programa Mais Educação criado em 2007, agrega às escolas públicas atividades sócio-educativas para melhorar a qualidade do ensino e diminuir a evasão escolar. As instituições que aderirem ao programa recebem do governo federal, recursos e suporte para implementar atividades no turno contrário ao ensino regular.

Segundo o MEC, 14,2 mil escolas urbanas e 14,5 mil escolas rurais foram pré-selecionadas em 2012. Desse total, 3,1 mil novas escolas solicitaram o acesso ao Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) para fazerem o cadastro.

Como aderir ao Programa

As escolas pré-selecionadas devem acessar o site do Simec por meio de senha fornecida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde). Ao se registrarem, as escolas devem informar quantos alunos serão atendidos e escolher as atividades que serão desenvolvidas. As instituições que já participavam do programa devem atualizar o número de alunos e informar quais as atividades devem ser implementadas.

Além do ensino regular, as escolas devem escolher seis atividades para desenvolverem com os alunos. Entre elas estão o acompanhamento pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso das mídias, investigação no campo da natureza e educação econômica.

CCOM

Um Comentário

  1. EXCELENTE IDÉIA , ALÉM DE ESTUDAR OS ALIMENTOS E TIRAR DA RUA.
    VERIFICANDO DADOS EM MATÉRIA JORNALISTICA, VERIFICAMOS QUE NOSSA CIDADE SERÁ CONTEMPLADA COM UMA ESCOLA COM 100 ALUNOS, A CIDADE DE BATALHA DUAS COM 200 ALUNOS E EM PIRIPIRI SEIS COM 700 ALUNOS , PROPORCIONALMENTE DESIGUAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo