Nove municípios do Piauí estão sendo mobilizados para interligação entre maternidades e cartórios, permitindo mais eficácia no trabalho de redução de sub-registro civil de nascimento no Estado. A equipe de técnicos da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) visitou estas cidades nos últimos dias para explicar aos profissionais e gestores locais o que é e qual a importância do projeto.
A ação faz parte do projeto Registrar, desenvolvido no Estado pela Sasc e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ). Através do projeto, a Sasc doa equipamentos de informática e mobiliário, como mesa e cadeiras à maternidade, e a equipe de tecnologia da informação do TJ capacita os técnicos do cartório da cidade, que passará a atuar dentro da própria maternidade ou hospital regional, garantindo que toda criança recém-nascida, ao receber alta, já tenha o documento de certidão de nascimento.
Este ano já foram interligadas três maternidades ao cartório, no município de Parnaíba, e mais o Hospital Regional de Piripiri. O secretário Francisco Guedes ressalta a importância da ação, lembrando que cada maternidade ou hospital regional é, geralmente, a base para municípios de toda uma região, e não se limita apenas a uma única cidade.
“Em Piripiri, por exemplo, a Maternidade João Bandeira Monte, atende mães de mais 10 cidades circunvizinhas”, reforçou.
CCOM