Mais de quinhentas pessoas do Programa Brasil Alfabetizado foram consultadas durante os dois dias de atendimento do Programa Olhar Brasil, realizado na cidade de Esperantina entre os dias: 14 e 15, portanto, sexta e sábado, nas dependências da Secretária Municipal de Saúde.
O Programa Olhar Brasil, é uma parceria das Secretarias Estaduais da Saúde e Educação, que proporciona consultas e exame oftalmológicos gratuitos para os alunos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado.
Vale ressaltar que o referido programa também vai entregar óculos de grau para todas as pessoas que precisarem.
Em entrevista ao jornalesp.com, o oftalmologista Dr. Carlos Afonso Gomes chegou a declarar que em torno de quase 100% das pessoas que são atendidas dentro do Programa, tem algum tipo de deficiência visual.
Segundo o médico a partir dos 40 anos de idade qualquer cidadão necessariamente deve procurar se consultar da vista para evitar problemas de visão no futuro.
“Uma das maiores causas da evasão escolar é em conseqüência de problemas relacionados a visão. A partir do momento que o paciente começar a fazer o uso dos óculos com certeza o seu rendimento escolar vai melhorar de forma significativa” relatou o oftalmologista.
Para Carlos Gomes o referido Programa é de grande avanço social.
Já a doméstica Maria dos Milagres Lustosa disse que a muito tempo que vem sentindo problemas de vistas e com a chegada do Programa na cidade, muitas pessoas que não tinha condição de comprar um óculos e de fazer uma consulta vai ter condição de fazer agora de graça.
A lavradora Francisca Monte Machado disse que o Programa é muito bom e só vem ajudar as pessoas carentes que não tem condição.
Uma das Coordenadoras do Programa no município a vice-prefeita Soraya Medeiros de Aguiar disse que o atendimento atendeu todas as expectativas dos coordenadores.
Confira alguns registros dos atendimentos: