EducaçãoGeral

Professores de Esperantina participaram de encerramento do programa de Aceleração da Aprendizagem – PAA no municipio

ProfessoresFoi concluído na última sexta-feira (16), as atividades do PAA, (Programa de Aceleração de Aprendizagem) no município de Esperantina. O encerramento do PAA foi realizado no auditório da própria Secretaria Municipal de Educação.

Tudo começou no mês de outubro de 2009 quando a Secretaria Municipal de Educação fez um teste diagnóstico com 4.074 alunos da Rede municipal de Ensino e constatou um índice muito grande de crianças não alfabetizadas e distorcidas (quando a idade não corresponde à série de origem).

Após o diagnóstico, o Prefeito Francisco Antônio e a Secretária Municipal de Educação Vilma Amorim buscaram uma alternativa pra tentar mudar a situação. A solução encontrada foi firmar uma parceria com o IAB (Instituto Alfa e Beto), MEC (Ministério da Educação e Cultura) e SME (Secretaria Municipal de Educação) quando houve a adesão do programa de Aceleração da Aprendizagem – PAA.

O programa teve a duração de dois anos. Foram 24 meses de atividades com um dos maiores desafios da educação do município – fazer a correção de fluxo dos alunos do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

Em 2010 participaram do programa 4.074 alunos e em 2011 foram 1305, envolvendo aproximadamente 140 professores, respectivamente.

No estado do Piauí o Programa foi coordenado pela Professora Carmen Brito, tendo como coordenadoras municipais Luciana Moraes de Lima, Conceição de Maria Nunes Rocha Albuquerque, Maria dos Santos Correia da Silva e Cristiane Gomes de Oliveira.

Vale lembrar que todos os professores do PAA a cada 15 dias recebiam formação para desenvolver as atividades em sala de aula.

A Metodologia do Programa: Os alunos do PAA I eram avaliados através de testes de ciência, matemática (feitos mensalmente) e prova de leitura que eram realizada a cada dois meses. Já os alunos do PAA II realizavam teste mensalmente de Produção de Texto, Matemática, Ciências, Interpretaçlão de Texto, Fluência e Estudo da Língua.

De acordo com a Coordenadora do programa, Professora Luciana Moraes “o programa chegou ao fim mas, de forma positiva ou seja, 70% dos alunos que participaram do programa no município terminaram o ano lendo com fluência, e segundo Luciana, o município só teve a ganhar com esta ação pois recuperou a auto estima das crianças alcançando o nosso objetivo” avaliou a coordenadora.

VilmaPara a Secretária Municipal de Educação Vilma Amorim “o programa de Aceleração de Aprendizagem constituiu-se um grande desafio. Não foi possível alcançar 100% de resultado positivo, mas atingiu a meta, uma vez que dois anosé pouco tempo para corrigir as deficiências geradas em vários anos. Agradeço aos professores, diretores, pais e comunidade e à equipe da secretaria que coordenou tão bem esse programa”, finalizou a Secretária Vilma Amorim.

Por Carlos Araújo]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo