Marco Aurélio disse que solicitou a cassação de Wilson Martins e de Antônio José Filho por abuso do poder político e econômico nas eleições deste ano confirmado em investigações da Polícia Federal.
O procurador regional eleitoral, Marco Aurélio Adão, impetrou ação de cassação do governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), que foi reeleito no segundo turno das eleições, e do vice -governador eleito, Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Marco Aurélio Adão disse que solicitou a cassação de Wilson Martins e de Antônio José Filho por abuso do poder político e econômico nas eleições gerais deste ano confirmado em investigações da Superintendência da Polícia Federal do Piauí.
Marco Aurélio Adão impetrou no TRE com ação de investigação judicial eleitoral e pede a posse do segundo mais votado nas eleições para o governo do estado do Piauí, o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (PSDB), e de seu vice, o empresário R. Sá, do PSDB.
A Polícia Federal apreendeu durante o segundo turno das eleições vales-transporte com material de propaganda de Wilson Martins, que recebeu apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente eleita Dilma Rousseff.
Martins era vice do ex-governador Wellington Dias (PT), que se afastou do cargo para disputar e vencer na disputa por uma cadeira no Senado.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Raimundo Eufrásio, disse que recebeu a ação com o pedido de cassação de Wilson Martins e agora vai ser escolhido um relator para o processo.
“Agora vai ser deflagrada a instrução processual como todos os casos de pedidos de cassação de mandatos e de diplomas de eleitos. Não tem nenhuma excepcionalidade. É o ritual do processo eleitoral, é uma representação através de investigação judicial com pedido de cassação de diploma por abuso do poder econômico e político, como todos os outros. Nós não vamos cassar o governador antes de ser processado, até porque o processo corre em segredo de Justiça”, falou o desembargador Raimundo Eufrásio.
Sílvio Mendes impetrou com 11 representações solicitando a cassação do diploma de Wilson Martins alegando abuso do poder político e econômico em sua eleição e propaganda eleitoral extemporânea.
O coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado, Fenelon Rocha, disse que o governador Wilson Martins não comentará o pedido da cassação de seu mandato porque está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se submeteu no sábado a uma cirurgia para retirada de uma lesão cística no rim direito. A cirurgia, realizada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, foi considerada um sucesso e o governador se encontra muito bem.
O médico responsável foi o urologista Miguel Srougi. Wilson deve ficar internado até quinta-feira, permanecendo em São Paulo até o domingo.
Ao ser diplomado pelo TRE no final de semana, Wilson Martins anunciou parte de seu secretariado. Ele escolheu sua mulher, a deputada estadual reeleita Lilian Martins (PSB) para assumir a secretaria estadual de Saúde e seu irmão, Rubem Martins para a ser secretário estadual de Desenvolvimento Rural.
Com informações do Extra Online de O Globo