A primeira parcela do Seguro Garantia Safra será entregue a partir desta segunda-feira (18), aos municípios cadastrados, sendo que até o mês de julho todos terão recebido a primeira parte do dinheiro.
Essa foi uma das melhores notícias recebidas pelos agricultores que participaram da abertura do Programa Emergencial para a Seca 2012, nesse sábado (16), na Câmara Municipal de São Raimundo Nonato, com a presença do governador Wilson Martins e representantes dos órgãos estaduais e federais que cuidam diretamente do atendimento às famílias atingidas pela seca.
Durante o encontro, representantes de instituições financeiras apresentaram suas linhas de crédito e auxílio a produtores rurais para que estes pudessem enfrentar as dificuldades trazidas pela seca. É válido ressaltar que estas ações são realizadas devido a uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal para que os agricultores tenham condições de manter seus negócios. O seguro Garantia Safra consiste em cinco parcelas de R$ 160, enquanto o Auxílio Emergencial Financeiro, mais conhecido como Bolsa Estiagem oferece cinco parcelas de R$ 80.
Para o governador, a participação dos prefeitos da região é de suma importância no combate às mazelas da seca, pois estes poderão ter conhecimento dos meios viáveis para contornar os malefícios trazidos pelas condições ambientais adversas. “Nosso objetivo é orientar os produtores para que estes possam conseguir recursos financeiros e assistência técnica para superar a crise, sendo que depois estes possam pagar suas dívidas sem afetar consideravelmente seus rendimentos”, explica Wilson Martins.
Estiveram presentes no encontro pelo menos 22 prefeitos, além de produtores rurais, representantes da Secretaria estadual de Defesa Civil, Emater, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), bem como a participação dos superintendentes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal. O auxílio oferecido pelos órgãos de fomento são utilizados na compra de rações, financiamento da irrigação, dentre outras ações produtivas.
Fonte: CCOM