Primeira Dama visita obras onde será realizado Fórum da SEID
A primeira Dama do município de Esperantina, Cleonice Carvalho, acompanhada de funcionários da Secretaria de Saúde e da Assistência Social do município, estiveram visitando os serviços de reforma e adaptação de acessibilidade que está sendo realizado no ginásio poliesportivo Didimo de Castro e nas Escolas Estaduais, Leonardo Das dores e José Nogueira de Aguiar.
Cleonice Carvalho, tem percorrido o município de Esperantina com equipes da Prefeitura e Agentes Comunitários de Saúde cadastrando participantes e pessoas com necessidades especiais para o Fórum da SEID, que acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro. O objetivo do evento é interiorizar serviços voltados para a inclusão e defesa dos direitos da pessoa portadora de deficiência.
Durante o evento cada um desses parceiros levará informações e serviços sobre temas como: educação inclusiva, prevenção de deficiência, inclusão no mercado de trabalho, beneficio de prestação continuada, passe livre intermunicipal, consecução de órteses e próteses da oficina ortopédica do centro integrado de reabilitação CEIR.
O interessado em participar do Fórum deve se inscrever na Secretaria de Saúde e de Assistência Social do município.
São convidados a fazer presença no evento, representantes de Prefeituras, ONGS, Associações, Sindicatos, funcionários da Saúde, Estudantes em fim pessoas portadoras de deficiência ou não.
O Fórum Regional pela Inclusão da Pessoa com Necessidades Especiais, já tem a presença confirmada da primeira dama do Estado, Rejane Dias e do Governador Weligthon Dias, o evento contará com representantes de 16 municípios da região norte do Estado.
Fico feliz em saber que Esperantina encontra-se com o olhar voltado para a acessibilidade daqueles que nasceram com limitações, mas que nem por isso devem-se manter isolados, afastados e escondidos da sociedade.Nós da área de Psicologia, acreditamos que cada um de nós indivíduos “saudáveis” ou não, somos ativos e atuantes na sociedade a qual fazemos parte.Partindo desse pressuposto, por volta de 2 anos, a nomenclatura “portadores de necessidades especiais”, sai de circulação sendo substituido por “PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS”. Para alguns, leigos em sua maioria, a nomenclatura não apresenta nenhuma importância, mas para nós que trabalhamos diariamente com o potencial de cada um desses indivíduos, a mudança é significativa.É importante ressaltar que, essa mudança de nomenclatura é protegida por Lei.
Obrigada;)
Parabens prefeito por lembrar de nós deficiente, se não saimos na rua é porque esqueceram que não podemos subir calçadas, atravessar calçamentos, e até na escola não podemos entrar nos banheiros. Faça, prefeito, desse evento o marco de mudança da cultura esperantinense em relação aos deficiente. Ah, a construção das rampas e banheiros para deficientes no leonardo dos dores, no poliesportivo e no josé nogueira de aguiar, feitas pelo senhor, vai levar mais alunos como eu a voltar a estudar. Parabens Chico Antonio, vc chegou na hora certa.
É uma dívida social muito antiga e só pagaremos parte dela se começarmos a facilitar a vida dessas pessoas que durante toda vida não foram olhadas com o devido respeito. Parabenizo ao Prefeito Chico Antonio pela iniciativa que sem dúvida vai marcar o início da sua administração.
Parabens pela iniciativa… É bom saber que agora estamos caminhando para um patamar aceitavel de Administração Municipal. É claro que existem criticas e comentarios maldosos, porem isso sempre vai acontecer, temos de colher entre “esses”, os que são construtivos e aproveita-los… Esperantina é muito carente de estrutura para “PESSOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS” que na sua maioria merecem nosso respeito e principalmente nosso carinho.
Parabens a Primeira Dama e a equipe da Prefeitura que esta engajada na causa.
Acreditar que poderemos ajudar pessoas mais necessitadas que nós é olhar para trás e ver pessoas precisando da nossa ajuda, vejo Esperantina com outros olhos e fico feliz de ver hoje uma administração olhando para aqueles que nunca ninguém olhou.
Parabéns, prefeito.É isso que gostamos de saber, que em Esperantina tem um homem, querendo fazer diferente, mudando a vida das pessoas, que só eram lembradas em épocas de eleições.Que Deus te ajude e continue assim.
Estão fazendo isso só por causa da vinda do governador meu deus enquanto isso as crianças da amare não estão indo estudar porque não pagam o ônibus a quatro meses atrasados olhe porelas primeira dama o social de nossa cidade está abandonada.
Voltou, quando?Da onde veio? Não ficou bem claro o comentario do nobre amigo. Me desculpe, mas deixar de elogiar uma iniciativa como essa só por causa de politica, é não pensar no proximo e nem no futuro, da maneira que o trânsito está, a violência, os perigos que nos ronda, a qualquer momento poderar ser um de nós ou alguém de nossa familía o beneficiado dessas acessibilidades.Pense nisso! E sem contar que adinistração em Esperantina poderia está chamando atenção do governador de outras maneiras, não acha?