O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Esperantina (SINSPUME), James Luis Machado Costa, pode contrair sem autorização dos sócios e da Mesa Diretora, empréstimo financeiro para o Sindicato junto a qualquer entidade bancária/financeira.
De acordo com o artigo 25 do Estatuto dos Servidores, o presidente pode solicitar empréstimo no valor de até 50% dos valores do total do orçamento do Sindicato do ano anterior, ou seja, algo em torno de R$ 70 mil reais aproximadamente.
O Estatuto do referido Sindicato contém várias anomalias e inconsistências. No artigo 21 aponta que o mandato dos membros da Diretoria será de 4 anos, sendo permitida a reeleição para qualquer cargo. Já no artigo 51 diz que o mandato dos membros será de 5 anos.
Vale ressaltar que recentemente a atual Diretoria do Sindicato, juntamente com alguns poucos sócios fizeram a alteração de vários artigos e parágrafos do Estatuto do SINSPUME.
O fato é que as alterações feitas na calada da noite no referido Estatuto, poderá dificultar a candidatura de chapas oposicionistas da atual gestão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Esperantina.
Com a palavra o Ministério Público.
Confira copia do estatuto, abaixo:
Sou filiado ao referido Sindicato e não tenho nada contra o presidente,mas entendo que isso é uma grande aberração e é muito perigoso no mundo de corrupção em que vivemos dá esse tipo de poder a um presidente de entidade seja ele quem for é mesmo de arrepiar e causa muita suspeita.