O juiz e presidente da Associação dos Magistrados do Piauí (Amapi), José Airton Medeiros, denunciou que há municípios pelo interior do Piauí sem servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
“Encontramos uma situação em que 81 servidores que são lotados pelo interior estão trabalhando na capital e enquanto as comarcas de origem passam por dificuldade devido a falta de gente para trabalhar”, disse o juiz.
José Airton conta que no dia 09 de março de 2012 entrou com representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pedido o regresso dos servidores para as comarcas de origem. A recomendação foi acatada e o CNJ determinou o retorno dos servidores.
“Mas até o momento isso não foi cumprido. Encontramos situações críticas como nas cidades de São Felix e São Miguel do Tapuio que não possuem nenhum servidor lotado. Em São Felix, temos apenas um servidor de Teresina trabalhando, mas ganhando diária por apenas 10 dias”, crítica o magistrado.
O representante da categoria informa que enviou documento ao CNJ relatando o descumprimento da medida e que aguardará novo pronunciamento do Conselho Nacional de Justiça sobre a situação de “precariedade” pelo interior do Piauí.
“Isso prejudica de maneira enorme a realização das eleições. Vamos fazer o que pudermos para que o pleito de 2012 seja realizado nos 224 municípios do Estado, mas a que preço vamos fazer isso?”, questiona José Airton.
O presidente da Amapi aproveitou a presença da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, em Teresina para discutir o assunto.
Por Lívio Galeno e Yala Sena
]]>