A Prefeitura de Joaquim Pires, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e demais órgãos de proteção, promoveu na manhã da última quarta-feira (16/05), o I Seminário de Prevenção e Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do município.
O importante Seminario aconteceu na sede do Auditório da Câmara de Vereadores.
O objetivo do referido Seminário, foi orientar a sociedade sobre o risco social e violência que é o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, abordando os sinais de violência e o perfil do agressor.
O evento é uma parceria da rede de proteção social básica e dos seguintes órgãos de proteção: conselho tutelar, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Secretaria Municipal de Assistência Social e Ministério Público, além da participação de professores e alunos das escolas municipais e estaduais do município, da articuladora do Selo Unicef de Joaquim Pires, Jucyanne Albuquerque, NASF, comunidade Kolping, do Pe. Ézio Rodrigues e membros do poder executivo e legislativo e da sociedade em geral.
O seminário foi divido em duas etapas: o primeiro momento foi uma palestra ministrada pelo promotor de justiça, Raimundo Nonato, alertando sobre os casos de abuso, que ocorrem principalmente dentro da casa da vítima. Onde são cometidos pelos próprios parentes.
O segundo momento foi a mesa-redonda, com debates proferidos pelos psicólogos do CRAS, a conselheira tutelar, Jesus Veras e o representante da empresa Vision Consultoria e Assessoria, Lúcio Flávio, que explanou vários temas como: perfil do agressor, aspectos psicossociais do abuso e atuação do conselho tutelar no município.
A apresentação cultural realizada durante o evento, ficou por conta dos alunos das Unidades Escolares: Doroteu Sertão, José Mendes Vasconcelos e Clarindo Lopes.