Geral

Prefeitura de Joaquim Pires realizou Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura de Joaquim Pires, através da Fundação Escola e Sociologia e Política de São Paulo – FESP-SP, realizou recentemente no Ginásio Poliesportivo da Unidade Escolar Pedro Alves Cabral, a Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico do municipio.

O evento iniciou às 9hr com a execução do hino nacional, logo após foram chamadas para compor a mesa solene, as seguintes autoridades: o prefeito municipal, Genival Bezerra (PT), a secretária municipal de educação, Lêda Miranda, o presidente da Câmara Municipal, Chaguinha Santino, o engenheiro Civil da FESP-SP, Afonso Luís da Silva, a representante da FUNASA, Raimunda Oliveira, o engenheiro civil da SECID, Antônio Souza da Rocha Freitas. O secretário municipal de administração, Chagas Clarindo, fez-se a leitura do regimento, no qual foi aprovado por unanimidade.
O engenheiro civil da FESP-SP, Afonso Luís, iniciou sua palestra com exposição de dois vídeos, sendo o primeiro do Secretário Estadual das Cidades, Fábio Xavier e o segundo elaborado pela FESP-SP, que expõe de maneira sucinta todas as etapas do projeto elaboração do PMSB de Joaquim Pires como: Sistema de Abastecimento de Água, poços e reservatórios, bem como a sua rede de distribuição o Sistema de Esgotamento Sanitário e os diversos tipos de destinação para esgoto presente no município Sistema de Drenagem Urbana, seus principais problemas e as áreas de maior risco de inundação, erosão alagamentos e, por fim, o Sistema de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, geração/coleta de resíduos, sua composição final e os serviços executados pela prefeitura relacionados a essa questão.
O Plano de Saneamento Básico atende a Lei 11.445/2007, que busca a universalização dos serviços de saneamento, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana. O documento envolveu diferentes fatores na sua elaboração, incluindo a participação direta dos gestores públicos, sociedade civil, equipes técnicas e demais agentes do saneamento, de modo a respeitar e contemplar todos os interesses, desde que voltados para o combate da desigualdade social, incluindo soluções antecipadas para áreas de risco, preservação ambiental e planejamento de obras e projetos a serem efetivados em cada um dos pilares do saneamento.
Na oportunidade o prefeito Genival Bezerra falou da importância do PMSB para o município. “Como gestor do município de Joaquim Pires hoje, estamos felizes por estarmos concluindo esse Plano, que é de fundamental importância para nossa cidade, onde irão ser estabelecidos a política de saneamento que nós vamos poder planejar daqui pra frente”. O prefeito ressaltou ainda que o sistema de esgotamento sanitário está previsto para ser finalizado no primeiro semestre de 2018, no qual vai cobrir 85% da cidade.
O documento aprovado na conferência será encaminhado para apreciação da Câmara Municipal, e com ele traz metas de curto, médio e longo prazo, de forma que toda a população do município seja atendida com abastecimento de água, drenagem, coleta de resíduos e esgoto.
Joaquim Pires está entre os 100 municípios contemplados com o Plano Municipal de Saneamento Básico, financiado pela Fundação Nacional de Saúde – FUNASA.
A solenidade contou com a participação de representantes do Poder Executivo, Legislativo, secretários, Funasa, representante da FESP-SP, lideranças comunitárias, agentes de saúde, funcionários públicos e sociedade civil.
Veja outros registros da Conferência, abaixo:


Por João Victor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo