A Prefeitura de Joaquim Pires, através da sua Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, realizou recentemente naquele município, uma caminhada com os alunos da Unidade Escolar Pedro Alves Cabral e Raimundo José Monteiro em combate Dengue.
A referida caminhada percorreu as principais ruas da cidade.
A ação teve como principal objetivo informar e conscientizar à população sobre a importância e necessidade da adoção de medidas para a eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.
Após a caminhada, 60 diaristas que prestam serviços para a secretaria de obras, formaram 13 equipes de limpeza e saíram em mutirão nas ruas para coletar garrafas pet, litros, pneus ou qualquer outro objeto que possa servir como criadouro do mosquito. As equipes foram coordenadas pelos os Agente de Saúde e Endemias.
De acordo com o chefe do departamento de endemias, Raimundo Nonato, a “Mobilização Contra a Dengue”, iniciou na última segunda-feira (16), com a equipe do NASF realizando várias palestras nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. O chefe do setor, ainda ressaltou a importância de combater o mosquito.
“É importante destacar, que o Aedes Aegypti é um mosquito que transmite várias doenças perigosas como, por exemplo, dengue e febre amarela urbana. O Aedes Aegypti também é o transmissor do Zika vírus, que pode causar a microcefalia, e do vírus causador da febre Chikungunya”.
O mutirão da saúde, já está na sua segunda edição. O prefeito municipal, Genival Bezerra (PT), desde que assumiu a gestão do município em 2017, não tem medido esforços para manter a cidade limpa e organizada. Além do mutirão realizado pelas secretarias, uma equipe de limpeza terceirizada, realiza diversos serviços de coleta de resíduos diariamente nas vias públicas, mantendo a cidade limpa aos olhos de quem trafega pela cidade.