Técnica da Silagem é capaz de produzir um milhão e meio de toneladas de ração para ovinos, caprinos e bovinos . Em Esperantina a técnica vem sendo utilizada desde março de 2009, o pasto verde que sobra do inverno se transforma em ração para o periodo de estiagem e vem mudando a vida de pequenos e médios produtores rurais do município.
A utilização de uma técnica milenar de produção de ração para animais está proporcionando mais tranqüilidade aos produtores rurais de Esperantina. A técnica chama-se Silagem e ela é capaz de produzir, de uma só vez, 50 toneladas de ração para ovinos, caprinos e bovinos que podem ser utilizadas por até cinco anos.
“Para fazer um silo só é preciso capim elefante, milho ou cana, mandioca com raiz, caule e folhas, e uma máquina chamada ensiladeira, que vai triturar o capim, o milho e as outras forragens. Depois é só compactar essa forragem tirando todo o ar, e cobrir com uma lona por 90 dias. Pronto, tá feita uma ração de qualidade que pode ser consumida pelos animais por até cinco anos”, explica o Secretário de Desenvolvimento Rural de Esperantina, Patrócollo Silveira.
A presidente da Associação de Ovinocaprinocultores de Esperantina, Zita Batista de Amorim, aprovou a utilização da técnica. “Eu acompanhei todas as silagens e considero que foi uma opção bem prática para alimentar os nossos animais porque quando chega o verão, nós temos muito problema para alimentar os animais, principalmente quem cria gado”, diz Dona Zita, que cria cerca de 80 ovinos e caprinos em uma propriedade que fica na Localidade Barreiros, município de Esperantina.
Segundo o produtor rural Francisco Moacir, proprietário da Fazenda Tinguis, a técnica é uma das melhores alternativas que ele já viu para alimentação de animais. “No verão do ano passado eu perdi 26 cabeças de gado, que morreram de fome e de praga. Esse ano com certeza eles não vão morrer de fome e eu já estou querendo é fazer outro silo aqui na minha propriedade”, afirma o senhor Moacir, que produziu mais de 40 mil quilos de ração.
“Nós já passamos de mil toneladas de ração produzida nas silagens, foram 1.150 toneladas produzidas em mais de 60 silagens, que aconteceram nas propriedades de pequenos e médios produtores daqui de Esperantina. A máquina (ensiladeira) nunca parou um dia depois que chegou aqui”, relata o Secretário de Desenvolvimento Rural do Município, Patrócollo Silveira, que também é produtor rural e mestre em manejo de solo e água.
O serviço é gratuito e para solicitar a silagem o produtor rural deve se dirigir a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Esperantina e agendar a Silagem na sua propriedade.
“Além da máquina de Silagem, a prefeitura disponibiliza também o trator e ainda um técnico agrícola para acompanhar o Silo nas propriedades”, afirma o Prefeito de Esperantina Chico Antonio, que participou do primeiro curso de Silagem promovido pela Prefeitura de Esperantina.
Vale ressaltar que a técnica da silagem rendeu o prêmio sebrae prefeito empreendedor ao prefeito Chico Antonio.
Investimento da prefeitura:
– Orientação técnica: 01 técnico agrícola para acompanhar todas as silagens
– 01 Trator
– 01 Máquina ensiladeira