Prefeito de Esperantina assinou Convênio de Trabalho Técnico Social do Programa "Minha Casa Minha Vida" para o municipio
Em reunião realizada recentemente na Gerência de Desenvolvimento Urbano – GIDUR, da Caixa Econômica Federal em Teresina – CEF, Prefeitos e representantes de 11 municípios que tem Projetos de construção de casas pelo Programa “Minha Casa Minha Vida”, estiveram assinando Convênios para execução de Projeto de Trabalho Técnico Social junto aos beneficiários do referido Programa em cada cidade.
De acordo com a Gerente de Desenvolvimento Urbano da Caixa, Socorro Sales, o referido Convênio é para dar cumprimento à Portaria/465 do Ministério das Cidades que trata da elaboração e execução de Projeto Social com as famílias que foram beneficiadas com as moradias, além de garantir recursos que variam de 1,5% a 2% do valor de cada Projeto.
“Para os Projetos de casa em Conjuntos, seja cidade ou rural, o valor a ser aplicado para o Projeto Social é de 1,5% e para condomínios é 2% do valor total do projeto de construção das casas”, afirmou Socorro Sales.
Segundo a gerente, é importante que essas famílias recebam orientações acerca dessa nova moradia, as informações sobre o projeto e em alguns casos, até a nova forma de morar, como em condomínio que exige uma mudança nas relações de convivência com a vizinhança com regras específicas a serem cumpridas pelos moradores, explica.
O município de Esperantina foi um dos contemplados com recursos na ordem de R$ 218.604,55 (duzentos e dezoito mil e seiscentos e quatro reais e cinquenta e cinco centavos), para aplicar no Conjunto Alecrim que já se encontra com 45% da obra concluída.
O Prefeito Chico Antônio participou do evento e destacou a importância da execução de um trabalho social junto às famílias, para ele a questão social das famílias é um dos pontos que mais preocupa um gestor, pois o fato das famílias receberem uma nova casa não significa que teve ali todos os seus problemas resolvidos.
“A geração e renda é um dos fatores que mais me preocupa, as famílias resolveram parte de seus problemas, que era a moradia, contudo ainda precisamos fazer mais pelo social. O Ministério das Cidades precisa articular mais com os municípios para garantir maior celeridade aos Projetos Sociais e de geração e renda para essas famílias” declarou o gestor.
Segundo Chico Antônio, nos últimos anos Esperantina já construiu cerca de 1.500 novas moradias, a maior parte dessas já foi entregue, são investimentos na ordem de 31 milhões de reais, beneficiando as famílias das Zonas: Urbana e Rural e em especial as que foram atingidas pelas cheias de 2008 e 2009.
Além de Esperantina, devem receber recursos para execução de Projetos Sociais junto às famílias beneficiadas com o “Minha Casa Minha Vida” as cidades de Luzilândia, Parnaíba, Porto, Teresina, Piripiri, Floriano, Barras, Picos, Luis Correia e Campo Maior. Nesses municípios, os referidos Projetos de construção de casas estão em fase de conclusão e todos devem assinar o Convênio com a Caixa para aplicação dos recursos.
]]>