CidadesGeral

Pólo de Biodiesel dos Cocais foi bastante discutido em Barras

Autoriddes em BarrasFoi realizado na última terça-feira (11), na vizinha cidade de Barras, as discussões do Pólo de Biodisel do Território dos Cocais.  O evento aconteceu no auditório Monsenhor Lindolfo Uchoa e contou com a presença de várias autoridades e prefeitos da região a exemplo, do anfitrião da cidade de Barras, o  prefeito, Manin Rêgo, Charles Fortes de Campo Largo do Piauí, Regina Queiróz de Madeiro, Chico Antônio de Esperantina, Francisco Limma de São João do Arraial, além de representantes de outros municípios que fazem parte do Programa de Desenvolvimento Territorial Integrado e Sustentável da região.

ParticipantesO encontro contou com a participação de mais de 300 pessoas e integrantes de entidades e órgãos como: Prefeituras, Embrapa, GTZ, MIQCB, Petrobrás, INCLA, CONAB, EMATER, STR, MDA e Assentamentos.

Um dos principais objetivo do encontro além das discussões sobre o biodiesel foi o de mobilizar, organizar e fortalecer os municípios e as comunidades do Território dos Cocais, visando engajamento e participação de projetos e ações prioritárias no processo de desenvolvimento sustentável da região.

Paulo Roberto Paulo Roberto Moreira Dias, Gerente de Suprimentos da PETROBRAS, disse que o encontro atingiu o seu objetivo porque levou ao conhecimento de todos o resultado dos trabalhos que já são feitos dentro do território dos Cocais que aponta para a implantação do Programa Nacional de produção e uso do Biodisel na região.

Evandro CardosoEvandro Cardoso Superintendente do INCRA – PI-, falou da parceria existente entre os diversos parceiros como o MIQCB, ZTZ e Prefeituras Municipais. De acordo com Evandro, o INCLA vai está trabalhando em duas linhas de produções, a primeira será voltada para as oleaginosas e a segunda para a produção do babaçu já  existente dentro do território.

Stephan GotzJá o coordenador do Biodiesel no Nordeste o Alemão,  Stephan Gortz disse que o Ministério do Desenvolvimento agrário – MDA vai incluir a região dos Cocais no “Projeto Polos de Biodisel”.

Segundo Stephan a oleaginosa indicada para o plantio será o girassol que além da venda do grão dará ainda a forragem e com certeza aumentará a produção do mel na região.

Rejane TavaresA coordenadora do GTZ, Cooperação Técnica Alemã, na região, Rejane Tavares disse que o principal da entidade é apoiar o desenvolvimento de reforma agraria que visem dinamizar a produção e identificar novas vocações produtivas que possam gerar renda.

O prefeito de Esperantina Chico Antônio, durante o seu pronunciamento quis saber qual o valor do financiamento por hectare destinado a produção e que todo o acompanhamento da produção deve ser feito por um técnico do EMATER morando no próprio município.

Chico AntõnioManin Rêgo

Manin Rego prefeito da cidade de Barras, disse que o seu município já em uma experiência na produção de iorgute e com esta nova cultura não vai ser diferente para o agricultor. Manin quis saber também do representante da Petrobrás se os agricultores vão está recebendo um financiamento antes de iniciar a plantação.

Prefeito LimmaO prefeito Limma de São João do Arraial falou da experiência que  vem tendo no seu proprio municipio onde a maoria dos produtos distribuidos na merenda escolar é proveniente da agricultura familiar.

O vereador esperantinense Paulo Brasil, sugeriu que o programa do girassol contrate uma pessoa em cada assentamento através da Petrobrás e GTZ para que exerça a função de orientar os produtores interessados no plantio da oleaginosa onde mora.

Paulo BrasilJosé Lopes

O representante da EMPRAPA José Lopes falou que é mais viável para o agricultou fazer o plantio do girassol de forma solteiro sem a presença de outros cultivos que com certeza o resultado da produção será bastante significativa.

Confira a cobertura completa do encontro:

[nggallery id=250]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo