Voltam as nomeações na Alepi, com readmissões em cargos mais bem pagos
A farra envolve deputados em cujos gabinetes os “comissionados” são lotados
Remunerações maiores
Depois do alvoroço que se deu com a demissão de milhares de ocupantes de cargos comissionados em gabinetes de deputados estaduais e nos órgãos de assessoramento e direção da Assembleia Legislativa, a rotina agora é de readmissões de assessores com remunerações maiores.
Tira e bota
Somente na edição de 27 de setembro do Diário Oficial da Assembleia existem 205 nomeações de assessores – todos exonerados de cargos de menor remuneração e readmitidos ganhado mais.
Franzé fala no concurso para encobrir essa farra com o dinheiro público.
O recordista
O recordista em renomeações de assessores com remuneração a maior é o deputado estadual do PT Rubens Vieira, ex-prefeito de Cocal, que de uma lapada readmitiu 24 servidores em seu gabinete.
Até o suplente
O suplente emedebista no exercício do mandato, Ziza Carvalho, nomeou pouco mais da metade do número de assessores de seu colega do PT.
Foram 13 os nomeados para o gabinete de Ziza.
Gustavo E Georgiano
Treze também foram os renomeados por Gustavo Neiva (PP) e por Georgiano Neto, do MDB.
O número de assessores nomeados deve ser ainda maior, já que a quantidade de exonerados foi imensamente mais ampla que o das 205 nomeações a que se deu conhecimento na mais recente edição do Diário Oficial da ALEPI.
Enquanto isso…
Franzé reuniu a mídia ontem para, segundo ele, falar “sobre política e o trabalho de nossa gestão”. Os interlocutores, claro, devidamente relacionados através do “Santo óbolo”, nada questionam.
Abrem os microfones e câmeras e o cabeça roliça desanda a falar bem de si mesmo.
Concurso, a fachada
E o tema de ontem era o concurso que ele destaca como “parte de uma série de iniciativas voltadas para a modernização e reestruturação administrativa”.
No primeiro trimestre de 2023 quando foi flagrado empregando um traficante, um coronel morto e um homicida, Franzé anunciou o concurso para 400 pessoas.
Mas foi resumido em apenas 201.
Concurso não impede
Mas essas 200 pessoas que se espera não “passem” por indicação não encerram as contratações dos “comissionados”.
Themistocles havia deixado mais de 6 mil lagartas roendo a folha. Franzé demitiu e readmitiu uns 3 mil.
Mas basta olhar pelo Diário Oficial que as nomeações se sucedem.
Portal Az