PolíticaSociedade

Temendo risco de traição Wellington Dias deve permanecer no governo

W. DiasPor causa do risco de traição dentro de sua base política nas eleições gerais deste ano, a tendência do governador Wellington Dias (PT), é permanecer no cargo e no Palácio do Karnak para de fato influenciar na escolha do candidato a seu sucessor, inaugurar uma série de obras que não dá tempo nos próximos dois meses, antes do prazo de desincompatibilização, no início de abril.

Por mais que corra, Wellington Dias não terá tempo para inaugurar as obras concluídas, que apesar de existir uma sistematização na Superintendência de Articulação Política, o Governo do Estado não sabe exatamente quantas obras concluídas.

Obras importantes como as Barragens Poço de Marruá, em Patos do Piauí, e a de Tinguins, também na região sul, estão para ser inauguradas e foram concluídas há bom tempo.

O temor de que possa haver traição dentro da base aliada – que cresceu muito nos últimos 10 dias -, tende a levar o governador Wellington Dias a permanecer no cargo e, nesse caso, trabalhar por uma candidatura própria do PT, agrupando em torno dela e das demais vagas majoritárias, os aliados que ficarem fiéis ao atual programa de governo.

Uma fonte ligada ao Karnak e ao PT alertou para o fato do que eles consideram mais grave:se há gente na base aliada capaz de trair politicamente, o risco maior ainda existe na possibilidade de que os programas do Governo, sobretudo os sociais, sejam descontinuados, o que, na visão deles, causariam enorme prejuízos à população.

Como as pesquisas apontam para um crescimento muito forte da candidatura de Dilma Rousseff e para a possibilidade, agora tida como real, de que ela seja eleita para substituir Lula, o PT preferiria sacrificar a candidatura de Wellington Dias ao Senado, a por em risco programas como os Bolsa Família, Luz para Todos, agricultura familiar, políticas de assentamentos e aos avanços no campo da educação, que têm feito uma diferença enorme no Piauí, permitindo, como demonstram todas as pesquisas de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), elevação dos indicadores sociais e econômicos dos piauienses e na transposição de milhares de pessoas da barreira da pobreza.

Chico Antônio e LimmaO prefeito de Esperantina, Francisco Antônio (PT), defende que Wellington Dias permaneça no cargo para garantir a continuidade dos avanços ocorridos no Piauí.

Ele conta que estava no interior de Esperantina, quando um lavrador falou com ele dizendo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no palanque vai estar no palanque durantes as eleições apontando para a ministra Dilma Rousseff e afirmando aos eleitores: “ela vai continuar com o Bolsa Família, com o Prouni, com a distribuição de computadores nas escolas, com as pessoas pobres sem medo de gerente de bancos, com o Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar)” e se o PT não tiver um candidato ao Governo do Estado não vai poder fazer o mesmo com outros candidatos.

“Eu falei o que ouvi do lavrador do interior de Esperantina para o governador por achar que está com a razão”, afirmou Francisco Antônio.

O prefeito de São João do Arraial, Francisco Limma, do PT, também acha que o partido deve ter como candidato efetivo o professor Antônio José Medeiros, secretário estadual de |Educação. “Nós temos um trabalho para mostrar, as pessoas compreendem que este trabalho que foi feito pelo Governo do Estado precisa continuar”, falou Francisco Limma, que deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Ele diz que o vice-governador Wilson Martins (PSB) está sendo honesto e leal ao dizer que se ficar no governo será candidato à reeleição, o que deixaria o PT e o PTB não na base, mas na oposição.

“Wilson Martins está sendo claro, não está enganando ninguém”, falou Limma.

Fábio NovoO presidente regional do PT, Fábio Novo, declarou que a tendência é o partido realmente ter candidato próprio por causa do crescimento das candidaturas de Dilma Rousseff e de Antônio José Medeiros.

“Estamos certos disso porque a Caravana do PT pelo interior do Estado tem sido muito bem recebida, acreditamos que Antônio José Medeiros vai continuar crescendo, atingindo até 20% e o crescimento da candidatura de Dilma Roussef vai ajudar mais ainda”, falou Fábio Novo.

Fonte: Meio Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo