Rafael Fonteles destaca setores em ascensão no Piauí na abertura da Mostra Piauí Sampa, em São Paulo
Na capital paulista, o governador apresentou as áreas com potencial de investimentos no Piauí e citou as belezas naturais do estado, com o intuito de promover o turismo
O governador Rafael Fonteles participou da abertura oficial da Mostra Piauí Sampa, nesta terça-feira (25), no Shopping Vila Olímpia, na cidade de São Paulo.
Na capital paulista, o gestor se reuniu, ainda, com empresários para apresentar as potencialidades do Piauí em diversas áreas, onde frisou o seu compromisso com o crescimento econômico do estado, com foco na geração de emprego e renda e redução das desigualdades sociais.
A Mostra Piauí Sampa segue até sábado (29) e conta com programação ampla, incluindo rodadas de negócios, exposições, oficinas, apresentações culturais e degustação de comidas típicas piauienses. O evento tem como objetivo apresentar o Piauí, seus pontos turísticos e riquezas culturais, históricas e gastronômicas, além das áreas com potencial para a realização de negócios no estado, como: agropecuária e agroindústria, energias renováveis, economia criativa, logística, inovações e tecnologias e mineração.
Segundo Rafael Fonteles, o evento é uma importante oportunidade de promover o Piauí em São Paulo, considerado o principal centro econômico do Brasil. O gestor frisou, ainda, que a sua ideia é ter compromissos mensalmente no estado para seguir apresentando as vocações do Piauí.
“Sou um entusiasta da nacionalização e da internacionalização da economia do Piauí. O nosso compromisso é apresentar aos investidores um estado organizado, com grande potencial e que passa segurança jurídica, administrativa e jurídica para a chegada de grandes negócios e investimentos. É a partir disso que iremos gerar emprego e renda ao nosso povo, contribuindo com a redução das desigualdades e com o desenvolvimento socioeconômico”, destacou o governador.
O secretário do Turismo, José Neto Monteiro, explicou que o evento busca promover mais e melhor o Piauí, deixando o estado bem posicionado especialmente no que diz respeito ao turismo.
“O Piauí está pronto para receber turistas do mundo inteiro. Temos praias, o Delta do Parnaíba, cânions, a Serra da Capivara, entre outros pontos turísticos, além de uma rica gastronomia. Sabendo disso, precisamos apresentar o estado para mais pessoas, atraindo turistas e investindo cada vez mais no setor. Isso impacta diretamente os restaurantes, bares, rede hoteleira, agências de viagens e empreendimentos afins, gerando mais oportunidades ao nosso povo”, frisou o secretário.
A convite do Sebrae Piauí, mais de 30 pequenos negócios do Piauí estão participando do evento, distribuídos em três categorias principais: alimentos e bebidas; artesanato; e gemas e jóias. Um dos empreendedores presentes no evento é a artesã Nêda Lopes, natural do município de Cajueiro da Praia.
“Estou tendo a oportunidade de trazer o artesanato que vendo em uma barraca na porta de casa até São Paulo. São artes que representam a vida no nosso município e estou muito feliz de estar aqui representando a nossa vila”, disse a artesã.
Ainda em São Paulo, o governador Rafael Fonteles se reuniu com empresários e palestrou. Segundo o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo de Almeida, a agenda consistiu em apresentar as diretrizes para o desenvolvimento a longo prazo do Piauí.
“Uma das ideias do governador é promover essa abertura econômica do Piauí. Na reunião, ele frisou áreas em crescimento no estado e com grande potencial. Ele apresentou, ainda, os projetos da Hidrovia do Rio Parnaíba, o nosso Porto de Luís Correia e os próximos terminais portuários que chegarão, incluindo aqueles voltados a grãos, fertilizantes e amônia”, finalizou o presidente da Investe Piauí.
A Mostra Piauí Sampa é uma realização do Sebrae no Piauí, tendo como co-realizador o Governo do Estado do Piauí e o apoio da Prefeitura de Teresina. O evento conta, ainda, com a parceria da Faepi/Senar, Fiepi e Fecomércio.
Confira a programação completa da Mostra Piauí Sampa, que segue até sábado (29), aqui.
CCOM