PolíticaSociedade

Piauí terá duas eleições suplementar no mesmo dia

TRE - PIA Justiça Eleitoral do Piauí agendou para o próximo dia 18 de julho eleições suplementar nos municípios de Nossa Senhora dos Remédios e Isaias Coelho. Nas duas cidades, os gestores eleitos em 2008 tiveram seus mandatos cassados por abuso de poder econômico. Na oportunidade eles obtiveram mais de 50% dos votos válidos, fato que impede o segundo colocar assumir, determinado novo pleito.

De acordo com levantamento feito pelo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí, essa é a primeira vez na história eleitoral do Estado que vão acontecer duas eleições suplementar em uma mesma data. Enquanto os pleitos não são realizados, os presidentes das câmaras de vereadores nas duas cidades assumem as prefeituras interinamente.

Conforme os autos dos processos, em Nossa Senhora dos Remédios foi cassado o prefeito Raimundo Paulo da Silva (PT) por abuso de poder econômico; e em Isaias Coelho a ação atingiu Everardo Araújo de Moura Carvalho (PTB), eleito em 2008 e também cassado por abuso de poder econômico. Em uma semana, terão início nas duas cidades o processo de registro de candidatura para nova eleição.

Com mais essas duas eleições, sob para sete o número de eleitores que tiveram que retornar as urnas após o pleito de 2008 para escolher novos chefes do executivo municipal. As cidades que já tiveram eleição extra foram: Pimenteiras, 25 de janeiro de 2009; Baixa Grande do Ribeiro, 22 de março de 2009; Francisnopólis, 11 de outubro de 2009; São Pedro, 27 de dezembro de 2009; e Barras, em 2 de maio último.

Fonte: Portal AZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo