PolíticaSociedade

Piauí terá 9 candidatos a governador

EleiçõesO fim das convenções partidárias, não é sinônimo de estabilidade no quadro político piauiense. Nos últimos dois dias, o Piauí ganhou mais dois candidatos ao Governo estadual — Pastor Macêdo (PMN) e José Romualdo Brasil (PSOL) —, somando nove postulantes ao comando do Palácio de Karnak. As indefinições que restam, no entanto, precisam ser resolvidas até a segunda-feira, 05, quando as candidaturas devem ser registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

Além do governador Wilson Martins (PSB), que busca a reeleição, o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB) e o senador João Vicente Claudino (PTB), dividem a maioria das intenções de voto dos mais de 2 milhões de eleitores piauienses. Tentando driblar a polarização, a vereadora Teresa Brito (PV), lançou na semana passada a candidatura a governadora em uma chapa pura, abandonando o convite para compor uma coligação com o PTB.

Macêdo explicou que tentará sua quinta eleição à governador obedecendo uma determinação da direção nacional do PMN. O partido havia decidido marchar com Wilson Martins, mas voltou atrás, já que a legenda estará apoiando a candidatura do ex-governador José Serra (PSDB) à Presidência.

“Temos muita simpatia pela candidatura do Wilson, mas como a direção nacional se coligou com o PSDB, tivemos que seguir esse caminho” explicou. A chapa conta ainda com o estudante de Direito Domingos Cardoso e o Pastor Moisés Pinto como candidato a senador. Por outro lado, a esquerda terá a bandeira levantada por Lourdes Melo (PCO), o professor Geraldo Carvalho (PSTU), José Romualdo Brasil (PSOL) e José Rodrigues (PCB).

Geraldo, inclusive, tentou retomar a Frente de Esquerda com o PSOL, mas precisou recuar da estratégia pois em plano nacional, tanto o PSOL como o PSTU, lançaram candidatos a presidente da República: Zé Maria, pelo PSTU, e Plínio Arruda, pelo PSOL. Em seguida o PSOL ensaiou a união com o PCB, apoiando José Rodrigues como candidato a governador. De acordo com Rodrigues “o rompimento partiu do PSOL”.

A sigla fechou chapa pura com o líder sindical José Romualdo Brasil para o concorrer ao posto de chefe do Executivo estadual e a professora Osmarina como vice. Zilton Júnior e Marineide Lins são os outros dois nomes que farão a dobradinha para o Senado.

Fonte: Meio Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo