Para definir seu rumo político nas eleições deste ano, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) reúniu na manhã de hoje (17), os representantes da executiva regional de todo o Estado. Mesmo com algumas divergências internas, eles deverão ratificar o apoio à candidatura do governador Wilson Martins (PSB), pré-candidato à reeleição.
De acordo com o deputado federal Osmar Júnior, o encontro entre as lideranças do partido será uma forma de “unificar o posicionamento da sigla” e discutir de que forma o partido estará nas eleições de outubro, seja na chapa majoritária ou proporcional. Ele sinalizou ainda que o partido poderá seguir para o mesmo palanque de Wilson Martins.
“O PCdoB tem uma aliança histórica com o PSB, formamos um bloco juntamente com o PDT na Câmara dos Deputados que dá apoio ao governo Lula. Aqui no Piauí esta aliança se manteve. Portanto, é natural esta possibilidade de darmos apoio à candidatura do governador Wilson Martins”, afirmou o parlamentar.
Além da definição sobre as eleições de 2010, o PCdoB vai eleger o secretariado do Comitê Regional e lançar o calendário de ações do ano. No âmbito nacional, o partido já definiu apoio à pré-candidata do PT, Dilma Rousseff.
Participam do encontro de hoje lideranças como o secretário de Meio Ambiente, Dalton Macambira, e o deputado estadual Robert Rios. Este último é defensor do nome de JVC, embora tenha declarou que seguirá a decisão do partido.
O deputado federal Osmar Júnior comandará o evento, que ainda terá as presenças dos prefeitos de Piracuruca, Sigefredo Pacheco, e Pavussu, além de vereadores e lideranças sindicais e comunitárias.
Fonte: Jornal O Dia