Novo decreto determina que bares e restaurantes terão que fechar nas segundas-feiras
O governador Wellington Dias (PT) prorrogou no último sábado (24) o decreto com medidas restritivas no estado. A nova mudança autoriza bares e restaurantes a funcionarem aos sábados até às 15h, e fecharem às segundas-feiras. O novo decreto mantém o toque de recolher até às 23h.
A decisão foi anunciada após reunião do COE (Comitê de Operações Emergenciais Ampliado), que ocorreu neste sábado. A reunião avaliou a situação da pandemia no Piauí.
Os dados confirmam que mesmo o estado com redução de casos, ainda há aumento de óbitos e procura por leitos de UTI.
“Tudo que trabalhamos foi fazendo um esforço para reduzir o avanço do novo coronavírus e, ao mesmo tempo, ampliar a vacinação, nesses dois caminhos para baixar a transmissibilidade e podemos ver que as medidas vêm dando resultado. Assim, em razão dos resultados de estabilização que tivemos com as medidas mais restritas na Páscoa, mantemos as medidas até o próximo domingo, fazendo algumas alterações como bares e restaurantes poderem funcionar no sábado e fecharem na segunda-feira, na perspectiva e esperança que se mantenha essa queda na transmissibilidade, nos óbitos e na fila de leitos”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
Wellington Dias destaca ainda que ainda é preciso manter os cuidados necessários.
“O objetivo é que a gente possa, esta semana, darmos mais um passo, mas com os cuidados necessários para evitar uma terceira onda e assim, garantir que todos possam cumprir os protocolos”, completou.
As medidas atuais são do decreto Nº 19.582, de 18 de abril de 2021, vigente desde a última segunda-feira (19) até domingo (25), no qual determina que o comércio funciona de segunda a sexta-feira até às 17h, shoppings centers das 12h às 22h, bares e restaurantes até 22h; no sábado e domingo apenas serviços essenciais; templos religiosos com 25% da capacidade e com no máximo duas horas de duração, escolas, academias e atividades em praias, balneários, cachoeiras e parques não funcionarão presencialmente.
Por Yara Sena (Com informações do governo do estado)