Mão Santa homenageia centenário de seu pai, Joaz Rabelo de Souza
O senador Mão Santa (PMDB-RJ) homenageou em Plenário, na última sexta-feira (14), o centenário de nascimento de seu pai, Joaz Rabelo de Souza, a ser comemorado no próximo dia 18. O parlamentar leu discurso de sua irmã mais velha, a professora e escritora Maria Christina de Moraes Souza Oliveira, da Academia Parnaibana de Letras, em homenagem a Joaz Rabelo de Souza, falecido em novembro de 1982.
O discurso conta a trajetória de Joaz Rabelo de Souza, do nascimento, em São Luiz, até as realizações em Parnaíba, no Piauí, onde passou a maior parte de sua vida. O homenageado foi agrimensor, comerciante e industrial, tendo ainda sido suplente de juiz federal e inspetor de ensino do Ministério da Educação, por nomeação de Getúlio Vargas. Conforme Mão Santa, seu pai foi pioneiro na venda a varejo de relógios de pulso e pulseiras em Parnaíba, sendo ainda fundador, em 1930, da primeira livraria da cidade – a Livraria Rabelo.
Joaz Rabelo casou-se em fevereiro de 1934 com Joana de Moraes Souza, com quem teve cinco filhos: Maria Christina (professora e acadêmica em Parnaíba), Antônio José (empresário e político), Yeda (assistente social), Paulo de Tarso (procurador da Sudene) e Mão Santa (médico e político).