A Comissão de Parlamentares que integra a PEC 300 visitará o Piauí na próxima sexta-feira (25). A visita foi solicitada pelos Deputados piauienses: Elizeu Aguiar (PTB) e José Maia Filho, “O Mainha” (DEM), que integram a Comissão.
Na capital piauiense, os Deputados Major Fábio (DEM-PA), relator da Comissão; Deputado Paes de Lira (PTC-SP), vice-Presidente, e o Deputado Federal, Capitão Assunção (PSB-ES), cumprirão programação que engloba uma caminhada pela Avenida Frei Serafim às 8:00horas e em seguida participam de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Teresina.
O Deputado Mainha afirma que solicitou a vinda da comissão ao Piauí para conhecer a realidade dos policiais militares do Estado.
“Queremos que a comissão ouça os policiais militares e seus familiares, para checar de perto a situação desta classe no Piauí. Para se ter uma idéia, o subsídio dos militares do Piauí é um dos piores do país, juntamente como Rio de Janeiro”, afirmou.
Mainha defende a criação de um Fundo Especial para onde devem ser enviados os recursos alocados para pagamento das diferenças salariais, citando como exemplo o FUNDEB, assim como foi feito cm os professores à época da implementação do Piso Nacional do magistério.
Os relatos coletados durante a audiência serão utilizados na formação de um documento que conterá ainda dados semelhantes colhidos nas principais cidades do país, revela Mainha.
A PEC 300 trata da equiparação salarial dos Policiais Militares e do Corpo de Bombeiros de todo o país, tendo por base os vencimentos dessas mesmas categorias no Distrito Federal.
Fonte: Jornal Meio Norte
Entendo que a remuneração dos Policiais Militares do Estado do Piauí e de outros Estados não poderia ser inferior ao do Distrito Federal, a Constituição Federal deve ser alterada, esse Projeto de Lei que está tramitando no Congresso Nacional, essa proposta de Emenda Constitucional (PEC nº 300) tem que ser aprovada o mais rápido possível, os salários tem que ser equiparados em todas as Unidades da Federação, todos são Policiais e são Defensores da Sociedade e eles merecem isso, arriscam as vidas sempre. Todos merecem, tantos Policiais Militares como os dos Corpo de Bombeiros, ou melhor, todos que atuam na área de Segurança Pública , Militar, Civis, Federal, Forças Armadas.
No Distrito Federal o soldo de um Soldado de 2ª Classe, no inicio de carreira recebe um salário de R$. 4.402.17, enquanto nos Estados o salário inicial é muito inferior.
Um Coronel do Distrito Federal recebe R$. 15.335,82.