PolíticaSociedade

Candidatos ao governo do Piauí terão de registrar propostas de campanha

TSEOs candidatos ao governo do Piauí e à Presidência da República terão que pensar duas vezes antes de fazer promessas nas eleições deste ano. É que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obrigou a todos a registrarem um plano de proposta de governo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Até as eleições de 2006 a apresentação desse documento não era obrigatória, o que limitava o conhecimento das propostas por parte do eleitorado às aparições públicas dos candidatos e à propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV.

Na prática, a medida não causará grandes alterações no debate eleitoral. Os especialistas julgam que, de agora em diante, ficará mais difícil os concorrentes a cargos públicos apresentarem, apenas verbalmente, e em material de propaganda, o que dizem pretender realizar, na hipótese de serem eleitos. Afinal, o eleitor terá uma base oficial para questionamento posterior.

O plano de propostas de governo deverá ser entregue juntamente com todos os documentos exigidos para registro de candidatura. O prazo final de entrega da documentação é amanhã, 5 de julho.

Fonte: TSE

Um Comentário

  1. Caro jornalista,
    Não sejamos inocentes.
    Como o próprio nome diz, é uma proposta. Além disso, o simples registro no TSE não sinaliza cumprimento das referidas propostas. O próprio TSE já flexibilizou o projeto da “Ficha Limpa”, proposto por mais de 1 milhão de eleitores, quando permitiu o Deputado piauiense Heráclito Fortes, já julgado condenado por um órgão colegiado, a registrar seu pedido de candidatura para as eleições vindouras.
    Resumindo, o maior fiscal desse processo continua sendo o ELEITOR. Enquanto não tivermos eleitores conscientes de seus votos, não existirá lei que dome essa classe. Então, queridos compatriotas, sejemos CONSCIENTES NO VOTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo