Alepi ajusta infraestrutura do plenário para a próxima Legislatura
As reformas serão concluídas até o dia 31 para a posse dos deputados estaduais, que acontece às 11h do dia 1º
Equipes de servidores de setores técnicos, de gestão e de engenharia da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) estão trabalhando em ações de requalificação das instalações do plenário e da sala de imprensa do Palácio Petrônio Portela.
O trabalho tem por objetivo melhorar a qualidade de som, de imagem, e o conforto para convidados, servidores, público e parlamentares, bem como da imprensa.
“No nosso plano de gestão está contemplada a modernização de toda estrutura da Assembleia Legislativa do Piauí, para dar conforto e melhorar a funcionalidade na Casa. Dentro dessa modernização, estão as melhorias no plenário, incluindo a sala de imprensa, e nas outras instalações da Casa. Essas primeiras melhorias, que já estão sendo feitas para a abertura do ano legislativo, são, justamente, no sentido de iniciar as adaptações que vamos fazer na sede do Legislativo Estadual”, explica o presidente Franzé Silva (PT).
A primeira fase do trabalho deve ser concluída amanhã (31) já para a solenidade de posse e para a abertura do ano legislativo, que ocorrem nos dias 1º e 2 de fevereiro. Foram pintadas as áreas de imprensa, taquigrafia e o espaço reservado aos cidadãos em geral. Toda a parte de áudio também foi refeita, com a instalação de novas caixas de som e melhoria do cabeamento.
Uma das diretorias da Alepi envolvidas no trabalho é a de Tecnologia da Informação (DTI). Segundo o técnico em Informática Francisco Antônio Viana, estão sendo montados telões para a exibição do evento.
“Haverá dois telões. Um deles será instalado no Salão Nobre e o outro na Praça do Povo. Nossa equipe estará de plantão para o que for necessário”, destacou.
O técnico explica que a Casa também direcionou atenção aos profissionais que farão a cobertura jornalística da posse.
“Serão disponibilizadas senhas de acesso à internet wi-fi para os jornalistas presentes ao evento”, finalizou.
Tecnologia de som e imagem renovadas
Desta vez, o evento terá um diferencial em relação aos anos anteriores. Trata-se da realização de duas eleições para a Mesa Diretora da Casa, referentes aos dois próximos biênios, no mesmo dia.
De acordo com Arnaldo da Silva, técnico de som que atua no plenário, plenarinho, Salão Nobre e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado estadual Fábio Novo (PT) propôs uma reforma no som do plenário e, desde então, “já foram implantadas duas caixas de som, restabelecemos outras, recuperamos os áudios da bancada especial e também o retorno dos deputados. Foram trocados também os conectores dos 47 microfones e comprados sete microfones novos”.
A área de taquigrafia e a sala de imprensa foram pintadas. A iluminação do plenário também passou por melhorias, pois os refletores mais claros ajudam na transmissão para a televisão e os fotógrafos.
Os reparos no plenário da Casa devem ser feitos, idealmente, nos períodos de recesso, no mês de janeiro, e entre 18 e 31 de julho, pois, conforme Arnaldo da Silva, esse espaço é “nevrálgico”, ou seja, uma área crucial na atividade legislativa sendo utilizado quase diariamente.
Geovana Costa, coordenadora do Cerimonial Alepi, explica que o setor está se preparando há cerca de um mês para o evento de posse e para as ações de início da próxima legislatura, como o registro da foto oficial dos parlamentares. “Aqui no cerimonial contamos com uma equipe de 17 pessoas. Começamos a nos organizar há cerca de um mês porque há muitos detalhes”, explica. A chefe do Cerimonial conta ainda que a Casa preparou diferentes locais para receber os convidados. “Além do Plenário e da galeria, teremos outros dois espaços: Salão Nobre e a Praça do Povo”, diz.
Programação:
01/02/2023
11h – Posse dos deputados estaduais para a 20ª Legislatura e Eleição para a Mesa Diretora da Casa.
02/02/2023
9h – Revista à tropa na Avenida Marechal Castelo Branco e foto oficial dos parlamentares;
11h- Instalação da 1ª Sessão Legislativa da 20º Legislatura com a leitura da Mensagem Anual do governador do Estado, Rafael Fonteles.
Por Andréia Sousa/ Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles