Vereador de Bom Princípio do Piauí é condenado a 25 anos por estupro de vulnerável
Vereador de Bom Princípio do Piauí é condenado a 25 anos de prisão por estupro de vulnerável. Entenda o caso e seus desdobramentos.
O vereador Jacinto Costa Moraes (MDB), de Bom Princípio do Piauí, foi condenado a 25 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável.
O julgamento ocorreu na última terça-feira (2), na Vara Única da Comarca de Buriti dos Lopes. O parlamentar está preso desde maio deste ano na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, litoral do estado.
Em maio, Jacinto se tornou réu em uma investigação que apurava abusos contra duas irmãs adolescentes. O inquérito sobre uma das vítimas foi arquivado, mas a condenação se refere ao estupro de vulnerável praticado contra a outra adolescente.
De acordo com o Ministério Público do Piauí, os abusos começaram em 2018, quando a vítima tinha cerca de 11 anos. O caso havia sido arquivado em 2021, mas foi reaberto em 2025 após o surgimento de novas provas.
A Polícia Civil informou que a denúncia partiu de terceiros. Segundo o delegado Herbster Santos, responsável pelo inquérito, a influência política e econômica do vereador pode ter contribuído para a omissão inicial dos familiares.
— Ele conquistava as vítimas e se aproveitava desse poder econômico para manter a relação de abusador. As famílias, por serem pobres, acabavam sendo, entre aspas, coniventes, seja pelo medo ou por algum benefício recebido — afirmou o delegado, em maio deste ano.
Meio Norte