Polícia

Chico Lucas anuncia criação de delegacias de combate a facções; veja a lista dos novos delegados

O secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, anunciou a criação de uma estrutura administrativa permanente para combater as facções criminosas no estado.

Antes, não havia um corpo fixo de pessoas ou um orçamento destinado a esse fim, mas agora serão criadas nove delegacias de combate às facções, sendo quatro em Teresina e cinco no interior do estado.

Veja abaixo a lista da novas delegacias e delegados:

Delegacias de combate a facção (04 em Teresina e 05 no interior)

Especializadas interior Piauí
1. RONI DA ROCHA SILVEIRA – Unidade Floriano
2. JOAO FILIPE DE ARAUJO SAMPAIO LEITE – Unidade Bom Jesus
3. LUCAS KLINGER MARINHO LEITÃO – Unidade Piripiri
4. AGENOR FERREIRA LIMA JUNIOR – Unidade Picos
5. PERIKLES DA FONSECA LIMA – Unidade Parnaíba

04 Unidades do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) Teresina
CHARLES DE HOLANDA PESSOA (Chefe do DRACO)
Delegados:
-FRANCISCO CARLOS EDUARDO AQUINO ARAUJO
-FRANCÍRIO LOPES QUEIROZ
– JULIO CESAR RIBEIRO DE CASTRO
-LAERCIO IVANDO EVANGELISTA PIRES FERREIRA

 

“Essa criação vai permitir esse trabalho de maneira permanente daqui para frente, incluindo todas as informações de todos os crimes relacionados a facções em um único lugar. Essa concentração da informação e esse combate sistemático vai fazer com certeza que a gente tenha números melhores, apresentar até o final do ano”, afirmou Chico Lucas.

Além disso, uma das novidades é a criação de uma delegacia especializada no combate ao roubo de celulares. A denúncia pode ser feita por WhatsApp, em uma central que será lançada no Dia da Mulher.

“Vão ser criadas nove delegacias de combate à facção e uma é delegacia no combate ao roubo de celulares. São quatro delegacias de combate de facções em Teresina, um por zona e 5 delegacias no interior, Parnaíba, Piripiri, Picos, Floriano e Bom Jesus. A gente de uma maneira cobre todo o território do Piauí e organiza nas cidades que apresentam números de homicídios maiores em relação aos demais municípios do Piauí”, explicou o secretário.

Para garantir a paz social, foi criada a superintendência de operações integradas, que irá interagir com as três forças de segurança. O planejamento para combater as facções criminosas já está em andamento há 60 dias e vem resultando em operações que devem se intensificar daqui para frente.

“O problema é planejamento. A gente tá 60 dias planejando, mas esse planejamento também não dispensou a execução, tanto é que você tem visto muitas operações e essas operações vão se intensificar daqui para frente. Em relação à apreensões e prisões, nós tivemos um aumento no número de prisões e apreensões, isso nós tivemos um aumento, nós já tivemos uma redução da morte violenta em Teresina”, destacou Chico Lucas.

Com a criação da estrutura administrativa permanente e a intensificação das operações de combate às facções, espera-se uma melhoria ainda maior na segurança pública do estado. A denúncia pode ser feita por WhatsApp, em uma central que será lançada no Dia da Mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo