Polícia

Rafael Fonteles nomeia 207 policiais penais e destaca modernização do sistema prisional

A nomeação representa um aumento de 25% no efetivo e reforça a política de modernização do sistema prisional.

O governador Rafael Fonteles nomeou, nesta quinta-feira (20), 207 novos policiais penais durante a cerimônia de formatura da turma, realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).

Com a assinatura da nomeação, os agentes foram oficialmente integrados à corporação, fortalecendo a segurança pública e a modernização do sistema prisional do estado. O evento contou com a presença do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, e outras autoridades.

A nomeação dos 207 novos agentes representa um reforço significativo de 25% no efetivo das forças penais do estado.

“Nós temos feito todos os esforços para melhorar, modernizar e ampliar o nosso sistema penitenciário, inclusive com a meta de ter atividade de educação e trabalho em todas as unidades e, portanto, esse trabalho dos policiais penais é essencial para garantirmos que o processo de ressocialização seja efetivado”, afirmou Rafael Fonteles.

 

Para o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a nomeação desses novos agentes destaca os esforços do Governo do Piauí para a melhoria do sistema penal.

 

“É um investimento muito importante do Governo do Estado no reforço da segurança do sistema penitenciário do Piauí. Ter novos policiais penais significa mais segurança, mais controle e também ampliar os trabalhos que são necessários para a ressocialização dos presos aqui no Estado”, apontou o gestor.

 

Segundo o secretário de Justiça do Piauí, Carlos Augusto, a nomeação dos novos agentes integra um plano mais amplo de reestruturação do sistema penitenciário estadual.

“Estamos reconstruindo todas as nossas unidades, dependemos do trabalho do policial penal para tornar cada dia esse sistema mais eficiente, mais humano e mais justo”, destacou o gestor.

 

Para o novo policial penal Guilherme Matos, o trabalho da categoria vai além da segurança pública, sendo um pilar essencial na ressocialização dos internos.

 

“Como estamos trabalhando com o preso interno, temos uma grande responsabilidade para fazer com que ele retorne à sociedade e não volte a cometer novas infrações penais. Então, dessa forma, nosso trabalho, além de ser um trabalho de segurança pública, é um trabalho de direitos humanos, é um trabalho de retorno à sociedade”, afirmou.

A formanda Liliane Magalhães enfatizou a qualidade do curso de formação, que preparou os novos agentes com técnicas modernas e eficazes.

“Foi uma luta árdua, mas com certeza, o curso mais completo e técnico que já existiu no estado do Piauí. Então, todos os 207 estão preparados para serem os melhores policiais que o estado do Piauí já teve”, declarou.

 

Ainda nesta quinta-feira, o governador participa da inauguração da reforma e ampliação da Colônia Agrícola Major César, além da entrega da nova Central de Monitoramento da Polícia Penal, instalada ao lado da Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, na zona sul de Teresina.

Confira AQUI mais fotos do evento.

CCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo