Polícia

Polícia Militar do Piauí inicia capacitação de 666 novos soldados em Teresina

O auditório do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), em Teresina, foi palco da aula inaugural que marcou o início da capacitação dos novos soldados da Polícia Militar do Piauí (PM-PI).

Após a fase inicial de adaptação, conhecida como “Semana Zero”, os 666 novos recrutas — sendo 375 homens e 291 mulheres — iniciarão um treinamento intensivo, que exigirá preparo físico, intelectual e psicológico para sua incorporação à corporação.

A aula inaugural foi ministrada pela promotora Fabrícia Barbosa de Oliveira, que abordou o tema “Fortalecendo a Segurança Pública: O Papel do Controle Externo da Atividade Policial pelo Ministério Público”.

Durante a cerimônia, o governador Rafael Fonteles destacou a importância da formação dos novos policiais para garantir a continuidade da redução dos índices de criminalidade no estado.

“Teremos novos 666 homens e mulheres que irão compor a Polícia Militar. Aqui, na aula inaugural, eles iniciarão uma boa formação para que, quando forem às ruas, cumpram seu dever e sua missão, mantendo a marca da nossa polícia, que é a menos letal do Brasil e a que mais tem reduzido os indicadores de violência, tanto na parte de roubos e furtos quanto na parte de homicídios”, afirmou Rafael Fonteles.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, ressaltou o compromisso do governo com o fortalecimento das forças de segurança. “Há um compromisso do governador de chamar, ao longo do seu mandato, 4 mil novos policiais, e esse compromisso está sendo honrado com essa formação e com outras nomeações na Polícia Penal, no Corpo de Bombeiros e na Polícia Civil. Isso tudo reforça, além da inteligência e da integração, o compromisso com a segurança pública”, destacou o gestor.

O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, enfatizou a relevância desse reforço para a corporação e para a sociedade.

 

“É muita alegria não só para a PM, mas para toda a sociedade piauiense. São mais de 600 homens e mulheres iniciando sua formação, que ao longo de seis meses se tornarão parte da família da PM. Só nesses primeiros dois anos do governo Rafael Fonteles, são mais de 2 mil homens e mulheres formados e incorporados à instituição”, comemorou o comandante.

O coronel Sá Júnior, diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (Cefap) da Polícia Militar, ressaltou a estrutura do curso e o compromisso com a formação de qualidade.

 

“É o início propriamente dito, saímos da Semana Zero, semana de adaptação, e agora iniciamos o curso. São 666 novos policiais militares, uma turma com mais de 250 mulheres, e estamos realmente dando a largada hoje. São seis meses de curso, mais de 1.000 horas-aula, e vamos formar uma turma de excelência para, daqui a seis meses, entregá-la à sociedade”, afirmou o coronel.

Ele ressaltou que o processo de aprendizagem será dinâmico, mesclando teoria e prática, com ênfase na formação operacional e nos direitos humanos.

 

“O processo de aprendizagem é bastante dinâmico. Procuramos mesclar teoria com prática. Vamos pautar a formação dentro dos direitos humanos, trabalhando toda a parte operacional da Polícia Militar, incluindo abordagem, tiro, ordem unida e um amplo conteúdo teórico, principalmente na área do Direito. O objetivo é garantir que homens e mulheres estejam plenamente capacitados para exercer a função de autoridade policial e para que o cidadão confie na corporação”, concluiu o coronel.

CCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo