Penitenciária de Esperantina reforça os atendimentos de saúde aos detentos
Com o objetivo de fortalecer e assegurar o direito à saúde prisional, a Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, garante, diariamente, assistência à saúde aos reeducandos, através de profissionais das áreas de medicina, enfermagem, odontologia, psicologia e serviço social.
Segundo o gerente da unidade prisional, Marcelo Moura, a ação segue todos os protocolos de prevenção ao coronavírus. “Acompanhamos de perto a atuação desses profissionais junto aos nossos reeducandos e que, de forma dedicada, realizam os atendimentos de saúde aqui na unidade”, diz.
A psicóloga da unidade penal e Coordenadora da equipe de saúde prisional do programa Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional, o PNAISP, Joana Paz, considera de suma importância o acesso aos serviços de saúde à população privada de liberdade. “A saúde é direito de todos. Vale ressaltar que esses serviços têm o objetivo de prevenir, também, o risco de contágio dos internos contra a COVID-19, no qual a equipe segue todo os protocolos de cuidados e acompanhamento à todos. Além disso, garantimos aos familiares notícias sobre os detentos, a fim de amenizar a angústia e saudade dos mesmos”, conclui.
SECOM