Operação prende 17 pessoas e apreende máquina de contar dinheiro de facção
Um total de 17 pessoas foram presas durante a Operação Aparato, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí nesta quinta-feira (15) nas cidades de Parnaíba e Luís Correia, no Norte do estado.
A ação, que contou com apoio das polícias do Maranhão e Ceará, ainda apreendeu mais de 18 quilos de entorpecentes e quase R$ 14 mil. Nos endereços alvos de mandado , os policiais apreenderam 12 celulares, duas armas, duas motocicletas e munições, além de máquinas para contar dinheiro e prensar drogas.
Segurança reforçada
Para reforçar a segurança na região e o combate às organizações criminosas no litoral piauiense, a Polícia Militar do Piauí (PM-PI) iniciou na tarde desta quinta-feira (15) a Operação “Integrare” em parceria com a Guarda Civil Municipal e as polícias do Ceará e Maranhão, com um Posto de Comando da PM-PI montado no município de Ilha Grande.
“Começamos com os cumprimentos de mandados de prisão, contamos com o importante apoio das delegacias do litoral, enfim com todas as forças de segurança do estado. E na tarde de hoje lançaremos oficialmente a operação intensificando as ações ostensivas no Ceará, Piauí e Maranhão. O nosso objetivo é somar forças contra as facções, contra as organizações criminosas e assim garantir mais tranquilidade para a população”, ressalta o Chefe do Departamento Geral de Operações da PMPI, Coronel Jacks Galvão.
A operação foi escolhida para ser colocada em prática neste período tendo em vista a proximidade do período de veraneio, época em que o litoral recebe um grande número de turistas.
“Sabemos que estamos nos aproximando do período de veraneio, onde o litoral recebe uma grande quantidade de turistas. Então queremos assegurar para quem for ao litoral, seja bem recebido com tranquilidade, paz e, principalmente, segurança”, cita.
Matéria original
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí realiza na manhã desta quinta-feira (15) uma operação integrada – batizada de Aparato – e cumpre 43 mandados de prisões, buscas e apreensões contra suspeitos de integrar facções criminosas, principalmente o PCC (Primeiro Comando da Capital) e Comado Vermelho nas cidades de Parnaíba e Luís Correia, no litoral do estado. Até o momento, cerca de 20 pessoas foram conduzidas à delegacia. A ação conta com apoio das Polícias do Maranhão e Ceará.
De acordo com o delegado Ayslan Magalhães, são 16 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão e os alvos são investigados por tráficos de drogas, homicídios e associação criminosa.
Uma grande quantidade de drogas, armas, dinheiro e uma motocicleta roubada também foram apreendidas durante a operação.
Participam da ação cerca de 300 agentes das Forças de Segurança Pública através do FHT, DRACO, DEPRE, DEAM, Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, FEISP, SOI, Gerências de Polícia do Interior e de Polícia Especializada da PM-PI, BOPAER, BEPI, Diretoria de Operação de Trânsito da SSP/PI, Guarda Municipal de Teresina e Corpo de Bombeiros, em parceria com as polícias dos estados do Maranhão e Ceará.
O delegado Ayslan Magalhães acrescentou ainda que o nome da operação é “para demonstrar para as organizações criminosas do litoral parte da força policiais do estado do Piauí”, disse.
<iframe width=”790″ height=”437″ src=”https://www.youtube.com/embed/8xbWNTlM-4E” title=”Operação cumpre mais de 40 mandados contra facções criminosas no litoral do Piauí” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>