Polícia

Operação no litoral: membro de quadrilha que fraudava INSS está na Itália e tem nome na lista da Interpol

Um grupo suspeito de fraudar documentos e realizar empréstimos em nome de beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi alvo de operação realizada pela Polícia Civil no Piauí nesta sexta-feira (4).

No total, a “Operação Personagens” cumpriu 30 mandados de busca e apreensão e 21 dos 27 mandados de prisão expedidos pela Justiça nas cidades de Parnaíba e Luis Correia, no litoral do Piauí, e em municípios do estado do Maranhão. Um dos membros da organização criminosa está na Itália e teve seu nome inserido na lista de procurados pela Interpol.

A investigação apontou que o grupo criminoso fraudava documentos de identificação pessoal, como RG e CNH para fazer empréstimos, ter acesso a cartões de crédito e contratar apólices de seguro de vida em nome de beneficiários do INSS. Os laranjas eram aliciados para utilizar suas fotografias nos documentos com os dados de beneficiários da previdência social. Os empréstimos eram feitos por meio da internet e utilizavam o reconhecimentos facial, feito pelos laranjas, para autorizar a operação financeira.

Após a concessão dos empréstimos fraudulentos, os valores eram transferidos para contas controladas por intermediários e, posteriormente, para os membros da organização. Em muitos casos, o dinheiro era encaminhado diretamente para os líderes do esquema. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 12 milhões.

De acordo com o diretor de Inteligência da SSP, delegado Anchieta Nery, o líder da organização criminosa foi preso na cidade de Imperatriz, Estado do Maranhão.

 

“Esse indivíduo viajava para várias cidades do Brasil ensinando como aplicar esse tipo de golpe financeiro. Essa operação é mais uma ação que evidencia a importância do trabalho de inteligência policial e da cooperação entre forças de segurança para enfrentar crimes de alta complexidade e com ramificações interestaduais e internacionais”, pontuou Anchieta Nery.

A Polícia Civil segue com as investigações para identificar todos os envolvidos e recuperar os valores desviados. A operação reforça o compromisso da Secretaria de Segurança Pública do Piauí no combate ao crime organizado, especialmente às modalidades que utilizam tecnologia e manipulação de sistemas bancários para lesar a população e o sistema financeiro.

Cidade Verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo