Polícia

Operação do Denarc interdita nove empresas e apreende 190 veículos; saiba quem são os alvos

A operação do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos do Piauí) interditou na manhã desta quinta-feira (14) nove empresas e apreendeu 190 veículos em investigação sobre lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

Um total de 20 pessoas – entre empresários, uma médica e namorado de uma vereadora – foram alvos da operação em Teresina, Floriano, Barão de Grajaú (MA) e João Pessoa, na Paraíba. Treze pessoas foram presas. Segundo a Polícia, a organização movimentou mais de R$ 2,1 bilhões.

Durante coletiva de imprensa, o delegado Samuel Silveira, coordenador do Denarc, explicou como funcionava o esquema criminoso. Segundo Samuel, o líder da organização é Erisvaldo da Cruz Silva, conhecido como Pássaro, que está foragido.

 

“Essa associação se trata do Bonde dos 40. As empresas interditadas, a maioria funciona como fachada, muitas delas operando com imóveis precários, mas como movimentação astronômicas e somente uma delas movimentou mais de R$ 600 milhões”, disse Samuel Silveira.

O delegado afirmou que é uma “investigação profunda” com foco na análise financeira e explicou como funcionava.

 

“O traficante joga o recurso para o indivíduo, que é pessoa jurídica, depois recebe novamente o recurso, tudo isso agregando valor, depois retornava para a pessoa jurídica, só após isso o dinheiro era branqueado, era lavado”, disse.

Envolvimento do empresário 

O delegado informou na coletiva que o empresário Josimar Barbosa é responsável pelas duas empresas que mais operaram recursos diagnosticados como atípico pelo Banco Central.

 

“É um corte que o Banco Central identificou como movimentação ilícita oriunda do tráfico de drogas. A imensa maioria dos elementos presos já tem uma ficha criminal extensa, se comunicava financeiramente com intensidade com as empresas que nós solicitamos e o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de pronto atenderam pela interdição”, disse.

Cidade Verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo