Polícia

Operação da PF contra tráfico internacional de cocaína cumpre mandados no Piauí

Segundo a Polícia Federal, a Operação Rota Caipira deflagrada nesta quarta-feira (26) desarticulou uma organização criminosa que atuava no tráfico internacional de cocaína

Nesta quarta-feira (26), a Operação Rota Caipira, foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) e desarticulou uma organização criminosa de atuava no tráfico internacional de cocaína com destino aos estados do norte e nordeste do Brasil, como a cidade de Teresina, capital do Piauí.

Na ação, os agentes estão cumprindo 195 medidas judiciais, sendo 28 mandados de prisão preventiva, 95 de busca e apreensão em 14 estados brasileiros.

Conforme a PF, a operação também apreendeu 16 aeronaves, além disso a Justiça determinou o sequestro de três propriedades rurais e o bloqueio de valores, que podem totalizar 300 milhões de reais, bem como outras medidas judiciais expedidas pela 1º Vara Federal de Araguaína/TO.

 

 

Os mandados são cumpridos nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Mato grosso, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Ceará, Goiás.

A Polícia Federal informou que as investigações iniciaram ainda em novembro de 2020 quando a Polícia Militar do Pará apreendeu 815kg de cocaína na cidade de Tucumã/PA, a ação foi possível após troca de informações com a Delegacia de PF em Araguaína/TO.

Com base nas investigações foi constatado que a droga era adquirida com fornecedores de países andinos como Bolívia, Peru e Colômbia. O transporte da cocaína era promovido através de uma estrutura área complexa que usava pontos estratégicos nos Estados do Pará, Tocantins e Maranhão, logo após o entorpecente era encaminhado para capitais nordestinas tais quais: São Luís/MA, Teresina/PI e Fortaleza/CE.

A Operação contou com 400 policias federais, além de servidores da Agência Nacional de Petróleo (ANP), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), além de equipes da Polícia Militar dos Estados do Tocantins, Maranhão e Piau e o grupamento aéreo da PM de Tocantins.

Conforme a PF, os envolvidos no tráfico internacional de drogas deverão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação, financiamento e tráfico internacional de drogas, organização criminosa internacional, lavagem de dinheiro praticada por organização criminosa, dentre outros crimes.

Com informações da PRF e G1 Tocantins

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo