Polícia

‘Léo Gordim’, ‘Brizola’ e namorado de Tatiana Medeiros: veja a hierarquia do Bonde dos 40

O Denarc deflagrou a operação ‘Capital Oculto’ com o objetivo de cumprir a 12 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão.

 

Uma investigação revelou a estrutura hierárquica da facção criminosa Bonde dos 40 (B40) no Piauí.

O organograma, elaborado e divulgado pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), apontou Leonardo Oliveira da Costa, conhecido como “Léo Gordim”, como líder da organização em três estados: Piauí, Ceará e Maranhão.

“Léo Gordim” foi preso em setembro de 2024, na cidade de Aquiraz-CE. Ele estava utilizando documentos falsos para fugir da polícia.

OPERADOR FINANCEIRO E LÍDER NO PIAUÍ

Na sequência da hierarquia está Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), que está presa desde 3 de abril deste ano. Segundo o Denarc, ele atua como operador financeiro e líder da facção em Teresina, sendo responsável por um esquema de lavagem de dinheiro.

BRIZOLA

Alandilson está preso desde novembro de 2024, em Minas Gerais. O terceiro na linha de comando, conforme as investigações, é Valdecir da Silva Lima, o “Brizola”, apontado como um dos chefes da facção na zona Norte de Teresina, especialmente na região da Santa Maria da Codipi. Ele foi capturado em junho de 2024, durante a Operação Denarc 31.

Abaixo dos três principais estão os chamados “laranjas”, empresários responsáveis por empresas usadas na lavagem de dinheiro, além de investigados por tráfico de drogas.

OPERAÇÃO

Na manhã desta terça-feira (9), o Denarc deflagrou a operação ‘Capital Oculto’ em várias zonas de Teresina, e também, em Minas Gerais e Ceará com o objetivo de cumprir a 12 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão.

Meio News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo