Polícia

Justiça revoga prisão de acusado de participar da morte da influenciadora Samynha Silva

Israel Boanerges de Sousa, um dos acusados de participar da morte da influenciadora Samya Silva, mais conhecida como Samynha, foi solto pela Justiça.

Segundo a investigação feita pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Israel é um dos cinco integrantes do grupo que decidiu que a vítima seria executada.

Agora solto, Israel terá que cumprir medidas cautelares. Terá que se recolher ao seu domicílio no turno da noite e não pode frequentar bares ou outros estabelecimentos que venda bebida alcoólica e não tem autorização para deixar Teresina.

“Apesar da presença do acusado na cena anterior ao delito, não há outros apontamentos de sua participação no delito. Uma prova que seria forte, o fato de ele ter admitido ser integrante de uma facção criminosa no inquérito policial, não foi confirmada em juízo, tendo o acusado se retratado de tal declaração”, diz o juiz Muccio Miguel Meira em sua decisão do dia 27 de fevereiro.

Felipe de Sousa, que também foi indiciado pelo crime, teve seu pedido de soltura negado pela Justiça, na mesma decisão que liberou Israel. A Justiça entendeu que a participação de Felipe está bem fundamentada no inquérito e que ele já cometeu outros crimes.

“Há indícios de significativo envolvimento do acusado [Felipe de Sousa] no crime cometido, sendo necessária a adoção de conduta enérgica por parte do Estado, a fim de frear tal comportamento delituoso, muito nefasto à nossa sociedade”, diz a sentença.

Raimunda Nonata Vitória, companheira de Felipe, está em liberdade com uso de tornozeleira eletrônica, mas pediu à Justiça a retirada do aparelho. O seu pedido foi negado e ela segue fazendo uso de tornozeleira e tendo que cumprir medidas cautelares.

“Este Juízo entendeu necessária e adequada ao caso concreto a manutenção do monitoramento eletrônico da acusada, devido gravidade em concreto dos fatos supostamente praticados, razão pelo qual a manutenção do monitoramento eletrônico tem o condão de garantir a proteção à ordem pública”, diz a decisão da Justiça.

Entenda o crime

Sâmya Silva foi morta no dia 1º de outubro de 2023 na Avenida João XXIII. Ela havia passado o dia, com duas amigas, em um clube no bairro São João e foi seguida ao sair de lá por dois homens em uma motocicleta. Ela foi alcançada e morta a tiros, a duas amigas não foram atingidas pelos tiros.

A investigação foi conduzida pela delegada Nathália Figueiredo, do DHHPP, e cerca de um mês após o crime foram presas seis pessoas suspeitas de participar do homicídio.

O inquérito policial apontou que Israel, Francilda, Felipe e Vitória se deslocaram ao clube na manhã do dia 1º de outubro. Em seguida, João Gabriel, mais conhecido como Batata, se juntou a eles. João Gabriel foi morto em fevereiro deste ano em Timon.

Sâmia Silva teria sido atraída ao clube por Francilda e Vitória. As duas chegaram a abordar a jovem no local e sentar à mesa com ela e as amigas que a acompanhavam na data.

No turno da tarde, pelo WhatsApp, Israel, Felipe, João Gabriel, Davdy e Herbertt decidiram executar Samynha por ela ter ligação com uma facção criminosa rival à dos suspeitos. Momentos depois, os executores da morte da influencer, Herbertt e Davdy, encontraram-se com Felipe e Israel e receberam o armamento utilizado no crime.

Armados, Herbertt e Davdy executaram Samynha enquanto ela trafegava na Avenida João XXIII.

Herbertt, conhecido como Jibóia, morreu na sede do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) após ser preso no dia 10 de novembro de 2023.

Julgamento

No dia 05 de março deste ano foi realizada a audiência de instrução e julgamento do caso. Nela foram interrogados Felipe de Sousa Amorim, sua companheira Raimunda Nonata Vitória da Silva, além de Davdy Jhorrany Moreira Dourado e Israel Boanerges Ribeiro de Sousa, todos indiciados pelo crime.

O julgamento do caso está marcado para acontecer no dia 19 de abril, na segunda Câmara Criminal de Teresina.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo