Entenda como funcionam as câmeras corporais que serão usadas por policiais no Piauí
Os equipamentos serão afixados nos coletes dos policiais e funcionarão de forma contínua durante o serviço
Piauí assinou nesta quarta-feira (19) o convênio do Programa de Uso da Força e a implementação das câmeras corporais para os policiais do estado.
A ideia por trás das câmeras, conforme o Ministério da Justiça e Segurança Pública, é dupla: aumentar a transparência das ações policiais e fortalecer a segurança jurídica dos agentes, para que os protocolos operacionais sejam seguidos corretamente.
ENCAIXADOS NO COLETE
Segundo o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí (PMPI), Coronel Scheiwann Lopes, os equipamentos serão afixados nos coletes dos policiais e funcionarão de forma contínua durante o serviço.
“As câmeras serão fixadas diretamente no colete dos policiais e contam com um sistema de transmissão criptografada. Elas possuem baterias que duram o turno inteiro e, ao final de cada serviço, as imagens gravadas são enviadas para uma central de carregamento”, explicou o Coronel Lopes, em entrevista.
Essa central é equipada com um supercomputador que vai catalogar, armazenar e tornar as imagens disponíveis para auditoria e perícia. Assim, a cada turno, os dados são organizados e verificados para permitir um acompanhamento detalhado de todas as ações dos agentes em campo.
Além do investimento nas câmeras, o convênio também prevê o uso de outras ferramentas tecnológicas. Entre essas iniciativas estão equipamentos de controle e dispositivos não letais – como as pistolas elétricas de capacitação neuromuscular – que, juntos, devem contribuir para um serviço mais eficiente e seguro para a população.
VALORIZAÇÃO DAS FORÇAS
O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, disse que a adoção das câmeras corporais segue o objetivo de dar mais segurança à população e aos policiais.
“As câmeras corporais dos policiais, eu insisto, são um projeto de valorização das forças de segurança. E o Piauí, aderindo a esse projeto, é um dos estados que está avançando e avançará ainda mais na questão da segurança pública”, afirmou Sarrubbo.
O Secretário da Justiça do Piauí, Coronel Carlos Augusto, diz que a medida vai aprimorar a transparência e a confiabilidade das ações policiais, declarando seu apoio à implementação das câmeras corporais.
“O fato é que nós concordamos com a instalação das câmeras. Eu sou defensor de que a gente possa monitorar todas as ações das ruas e dos policiais”, afirmou.