Empresário é preso em condomínio de luxo em Teresina em operação contra facção
Um empresário identificado como Deivison José foi preso nesta terça-feira (9) em um condomínio de luxo na zona Leste de Teresina, durante a segunda fase da Operação Capital Oculto.
A ação foi deflagrada pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) com o objetivo de enfraquecer a estrutura financeira de uma facção criminosa que atua no Piauí.
Além dele, também foram cumpridos mandados de prisão contra Leonardo Oliveira, conhecido como “Leo Gordin”, e contra Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora Tatiana Medeiros. Os dois já se encontram no sistema penitenciário dos estados do Ceará e de Minas Gerais, respectivamente.
Ao todo, foram cumpridos 42 mandados judiciais, entre prisões e buscas, em diferentes regiões de Teresina e em outros estados do país. Até o momento, dez pessoas foram presas.
De acordo com o delegado Samuel Silveira, coordenador do Denarc, a prisão de Leo Gordin, é considerada a mais significativa desta fase, já que ele é apontado como criador da facção Bonde dos 40.
“O foco é a facção Bonde dos 40, uma operação extremamente importante porque nós conseguimos chegar no formador, no criador do Bonde dos 40. Nessa nova fase da operação Capital Oculto, além daqueles alvos já conhecidos na fase anterior, nós agregamos alguns outros empresários que também realizavam a parte da lavagem de capitais, chegando a outros indivíduos ainda mais fortes na organização como o já preso Brizola, que era uma verdadeira lenda do crime na região Norte da capital, mais um novo mandado de prisão para a figura de Alandilson, mas eu diria que a prisão de maior significado é de fato do Leo Gordin, um indivíduo que tem atuação no Ceará, Piauí e Maranhão, criador do Bonde dos 40, que contava com a assessoria do Alandilson, Brizola e tantos outros criminosos que ao longo do tempo estruturaram essa facção”, explicou.
Em relação ao empresário preso, o delegado Samuel Silveira ressaltou que ele tinha forte ligação com a estrutura financeira da facção e vínculo direto com Alandilson Cardoso.
“O Deivison seria envolvido com a lavagem de capitais, teria um envolvimento ainda com outro investigado, que é o Marcos Vinícius, ex-dono de uma empresa que atualmente se encontra foragido. Eles teriam sidos sócios, teria havido até uma situação de um planejamento um homicídio que acabou não se concretizando, por intervenção de outros integrantes do Bonde dos 40. Deivison é apontado como um dos que teriam vinculação direta com o Alandilson, encarregado da parte lavagem de dinheiro pertencente a essa organização criminosa”, acrescentou.
Durante a operação, os policiais também apreenderam diversos aparelhos celulares e outros equipamentos eletrônicos, que devem passar por perícia. O material será utilizado para aprofundar as investigações.
Leia mais:
- Presos suspeitos de lavar dinheiro para facção ligada a namorado de vereadora
- Veículos ligados a esquema de namorado de vereadora são apreendidos em Teresina
- Mulher ligada a esquema de namorado de vereadora é presa em lotérica em Teresina
- Namorado de vereadora liderava esquema milionário com empresas de fachada
Cidade Verde