Cinco são presos por exploração sexual de crianças e adolescentes; Piauí participa de Dia D de operação
Cinco pessoas foram presas entre os dias 2 e 16 de maio no Piauí por crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Nesta quinta-feira (16), a Polícia Civil do estado participa do “Dia D” da Operação Caminhos Seguros, que acontece em todo o território nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Duas prisões foram realizadas em Teresina e as demais nos municípios de Bom Jesus, Buriti dos Lopes e Parnaíba. Além das prisões foram realizadas fiscalizações em postos de combustíveis, hotéis e bares considerados pontos vulneráveis para a exploração sexual de menores.
A operação tem como objetivo combater a exploração sexual contra crianças e adolescentes através de ações repressivas e preventivas.
“Essa ação ajuda a dar visibilidade para o trabalho que realizamos durante todo o ano. As prisões realizadas hoje são de pessoas que já estão sendo investigado por crimes cujas vítimas são crianças e adolescentes, mas realizamos também fiscalização e visitas para verificar outras denúncias”, disse. a delegada Bruna Fontenele, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPMGV).
A delegada frisou a importância da denúncia para que a polícia possa investigar os casos e prender os culpados.
“A denúncia é ponto de partida para se combater os crimes contra esse públicos. Muitas vezes a vítima não entende que está sendo abusada, por isso é necessário que pais, cuidadores, professores e outros adultos que convivam com a criança possam estar atentos aos sinais indicativos de que a criança está sendo abusada”, explicou.
A delegada explicou que sinais como isolamento, hematomas, queixas de dor e outros comportamentos que estão fora do contexto da criança devem ser investigados.
As denúncias podem ser feitas pelo disque 100 e no site da Polícia Civil. O denunciante pode realizar a denúncia sem se identificar.
A operação Caminhos Seguros segue até o dia 20 de maio com a realização de mais ações educativas e fiscalizações.
No Piauí, participam da ação a Diretoria de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPMGV), com o apoio da Diretoria de Defesa Social (SUCID/SSP-PI) e das Delegacias de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis do interior.