O Fórum Desembargador Walter Carvalho Miranda, responsável pelos trabalhos jurídicos dos municípios de Esperantina e do Morro do Chapéu do Piauí, foi contemplado na última quarta-feira (14/08) com o certificado intitulado de Selo “Vara 100% Digital”.
Vale ressaltar que o importante Selo, é proveniente da Corregedoria Geral de Justiça – CGJ, que tem como Corregedor ja Justiça, o Desembargador, Hilio de Almeida Sousa.
Em tempo, a entrega do importante certificado foi feito pelo Juiz Auxiliar da referida Corregedoria de Justiça, Dr. Luiz de Moura Correia.
Em entrevista concedida para a nossa equipe de reportagem do Jornalesp.com, o Juiz de Direito da Comarca de Esperantina, Dr. Arilton Rosal Falcão Junior, disse que os processos cíveis todos foram migrados para o Processo Judicial Eletrônico – PJE.
Segundo o nobre magistrado, o objetivo do Selo Digital, é a celeridade nos processos cíveis.
Já o Juiz mineiro, Markus Calado Schultz falou que virtualização dos processos judiciais está de acordo com a Resolução 185/2013 do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu o Sistema Processo Judicial Eletrônico – PJe como sistema de processamento de informações e prática de atos processuais e estabelece os parâmetros para sua implementação e funcionamento.