O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, informou agora pouco ao Cidadeverde.com que o assassinato do jornalista Décio Sá pode ter ligação com o caso Fernanda Lages. O jornalista e blogueiro Décio Sá foi assassinado com seis tiros nesta segunda-feira (23), no bar Estrela do Mar, na Avenida Litorânea em São Luiz-MA.
Segundo o secretário, todas as hipóteses serão analisadas, inclusive a ramificação com a morte da universitária ocorrida há sete meses.
“O jornalista publicou várias matérias falando sobre o caso Fernanda Lages. Expõe o crime no Maranhão e pode ter ligação. Mas, nenhuma hipótese será descartada”, afirmou o secretário por telefone.
Ele informou que Décio era um jornalista combativo e tinha vários desafetos. Aluísio Mendes destacou ainda que as postagens do jornalista no blog será peça no inquérito. “Sem dúvida, o seu blog será uma fonte principal na investigação”, disse.
Para Aluísio Mendes, o homicídio que vitimou o jornalista Aldenísio Décio Leite de Sá, mais conhecido como Décio Sá, de 41 anos, foi “obra de profissionais”, tendo sido “planejado meticulosamente, nos mínimos detalhes”.
Décio Sá
“Pela forma como foi executado, o crime não foi realizado atabalhoadamente. Foi preparado por um longo tempo, meticulosamente, com a rota de fuga detalhadamente planejada, até para se evitar a câmera da barreira da Litorânea. Não tenho dúvida de que foi um crime de encomenda, executado por profissionais, que não se preocuparam nem em esconder o rosto. No entanto, a ação deixou rastros, como o carregador da pistola ponto 40, que recuperamos”, afirmou Aluísio Mendes.
Um laudo do Instituto de Criminalística vai determinar com exatidão quantos disparos atingiram Décio Sá e em quais locais do corpo.
Preliminarmente, foi divulgado por profissionais que realizaram a perícia que Décio levou seis tiros – quatro na cabeça e dois na região do tórax. Ainda está sendo apurado se o jornalista foi morto pela frente ou pelas costas.
O corpo de Décio Sá está sendo velado na Central de Velórios da Pax União, na Rua Grande (centro de São Luís). O sepultamento está marcado para ocorrer às 16h de hoje, no Cemitério Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar.
Décio Sá deixa a mulher, Silvana, grávida de dois meses, e uma filha de 8 anos. Ele mantinha um blog independente e era repórter político do jornal O Estado do Maranhão, ligado ao Sistema Mirante, de propriedade da família Sarney.
Investigação
Participarão da força-tarefa para investigar o crime os delegados Maymone Barros, Jeffrey Furtado, Guilherme Sousa Filho, Augusto Barros, Marcos Affonso Júnior e Sebastião Uchoa.
Sarney lamenta morte de jornalista do MA
PF/PI ganha mais 90 dias para investigar caso Fernanda Lages
Assassino de jornalista deixou cair pente de balas; câmeras são analisadas
Polícia do Maranhão afirma que morte de jornalista foi encomendada
Jornalista que denunciou caso Fernanda é assassinado no MA
Fonte: Cidade Verde
Isso aí com certeza tem participação de políticos. É por isso que eu falo a maioria desses políticos malditos merecem ser punidos severamente.
Muita força pra família do Décio, e que ele descanse em paz.
Mataram um jornalista guerreiro mas não sabem que muitos outros jornalistas combativos vão surgir das cinzas do Décio.
” A bomba está prestes a explodir e quando essa hora chegar nenhum dos culpados vai conseguir se proteger dos estilhaços. ”