Polêmica: Estudante se revolta por ter sido proibido de fazer as Provas do Enem
O estudante Antônio Carlos Gomes de Oliveira, mais conhecido como Carlinhos do Antônio Julio, procurou a equipe de reportagem do jornalesp.com para denunciar que foi impedido de entrar para fazer as Provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), na tarde de hoje no colegio Leonardo das Dores.
O estudante disse que fez um grande esforço para vir de Fortaleza no Estado do Ceará somente para fazer as Provas, e mesmo assim, o pessoal da organização da referida Escola, não deixaram Ele entrar. Já que segundo o mesmo, chegou alguns minutos além do horário marcado para a realização das Provas.
“Paguei inscrição, fiz tudo direitinho e infelizmente, acabei me enganando com o horário. Já que aqui em Esperantina não funciona o horário de verão. Mas mesmo assim, eles poderiam ter visto o meu esforço e ter deixado Eu fazer as minhas provas sem nenhum problema e nenhum prejuizo para mim. Só isso.”, declarou revoltado o estudante.
Já o Diretor da Unidade Escolar Leonardo das Dores, professor Paulo Afonso Mesquita procurado por nossa equipe de reportagem para falar sobre o assunto, disse que assim como o estudante Antônio Carlos Oliveira. Vários outros alunos deixaram de participar do Exame nesse primeiro dia em função da falta de alguns documentos pessoais de identificação que é obrigatório, além de outros terem chegados na Escola fora do horário estabelecido no edital pela organização do Exame.
“A gente não pode fazer nada, somente cumprir o que é determinado pela organização”, disse o Professor.
Horario de verão nem aki nem em Fortaleza
A regra é clara meu amigo.
Amigo se você se confundiu com o horário de verão, não era pra você ter chegado uma hora antes do horário não??? rrrrsss… Fala serio rapaz, regras são regras, e o Enem é um concurso nas vias de fato… sinto muito e da próxima vez, chegue dentro do horário determinado e deixe de causar polêmica…
Quando se vai fazer uma prova desse porte, é preferível que se chegue ao local (cidade) um dia antes para que dê tempo de programar. assim como ele, muitos outros chegam depois do horário, esquecem documentos. E aí, deixa entrar?
ele disse que veio de Fortaleza e aqui não tem horário de verão. Em Fortaleza também não, mas a prova é pelo horário de Brasília e lá tem horário de verão.
Mas como enem, já virou baderna mesmo, a começar pelas provas… deixa entrar fora do horário, sem documento.
Quero esclarecer aqui que cheguei no mesmo dia da prova, estava em Fortaleza-CE para uma AUDIÊNCIA na 2ª VARA DE FAMÍLIA, como o HORÁRIO DE VERÃO não tá vigorando nem aqui e nem lá como em algumas partes do País, despreocupei-me, fiquei fixado na idéia de que se uma AUDIÊNCIA que seria realizada também conforme o horário de Brasilia-DF, a qual não aconteceu devido esse contra-tempo, imaginava que a prova seria conforme o horário local. Lei são leis e devem serem cumpridas para todos, homens, mulheres, gays e cia.
Então?! O Horário de Verão nesse dia funcionou em todo a Nação Brasileira, faz-me rir pra não chorar…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
Esses acontecimentos são realmente inadmissíveis. Para a parte que não está acostumada com a morosidade, imprecisão e burocracia da Justiça é difícil de entender. Isso não nos surpreende, pois durante toda a profissão lidamos com esses contra-tempos.
Deixa de conversa rapaz, quem é interessado procura sempre chegar antes ou então na hora certa, se você tivesse interessado mesmo estaria no portão bem antes. Da próxima vez procura chegar com antecedência.
Muitas REGRAS são quebradas, a do horário de verão foi uma delas para o ENEM.
Eu sei que é fácil falar sobre o problema dos outros, esse homem veio de Fortaleza chegou minutos atrasados realmente a injustiça no Brasil é desigual. Deveria ser mais rigorosa com os criminosos que matam inocentes, dentre tantas barbaridades que ocorrem nesses país e ninguem faz nada…
Chegaaaaaaaaaaaaaaaa
Quanta falta de compromisso e seriedade para com os estudantes do ENEM! Estas provas são mais para quem estuda em colégios elitizados do que os de escolas públicas. Como sempre tem sido um desastre atrás do outro. Sabe-se que tudo isso é uma farsa que criaram pra enganar o povo que o pobre ingressará na UNIVERSIDADE! Todos os anos é um erro que se repete, pior do que os outros. Fica aqui minha indignação, horário de verão ou conforme o horário de Brasília-DF é somente para funcionar onde tem o tal horário de VERÃO.
Processa o MEC ou o INEP como o HORÁRIO DE VERÃO!!!
Interessado em fazer as provas ou não você compareceu meu caro, veio da capital do Ceará somente para fazer estas provas, as quais não conseguiu fazê-las, por enganar-se com os horários, realmente o ENEM deveria ter que recompensar-lhe ao menos em uma NOTA pelo fato do contra-tempo ocorrido, afinal, você expo-se procurando os seus direitos, com sua reclamação, é isso aí, vá adiante e não deixe a peteca cair. Parabéns por sua atitude!
A Defensoria já divulgou um e-mail, para o qual os prejudicados devem encaminhar nome, local da prova, falhas encontradas e orientação do fiscal quando o erro foi relatado. O endereço é [email protected].
Muitos erros foram detectados nessas provas, taí mais uma prova de que mais uma vez todos os exames terão que serem anulados.
Nota zero para o ENEM e sua administração, ANULAÇÃO JÁ!
O ENEM foi uma iniciativa do então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, com a finalidade de acabar com o VESTIBULAR! Esperavamos que no atual governo iria aprimorar, mas o que tá acontecendo é um jogo de dinheirama sendo jogado no ralo com tantas despesas, no caso ai do rapaz eu concordo com ele em gênero, número e grau! Aonde não tá vigorando o horário de verão não é pra tá sendo realizados esses exames conforme o horário de Brasilia. Houve engano, houve! Ele tem mais é que reinvidicar e ser mais esperto da próxima vez, afinal, estamos no BRASIL!
Abra a boca mesmo rapaz, essas provas do ENEM já viraram um show de desperdicio com o nosso dinheiro, são muitos os erros, lute por seus direitos mesmo, aqui não tem horário de verão, o mais justo é que essas provas sejam anuladas!
Enem 2010 tem questão sobre homofobia
Para ter boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, os 4,6 milhões de candidatos terão de conhecer, dentre outras áreas, geografia, português, matemática e cidadania LGBT (!). A prova aplicada no sábado 6, primeiro dia da avaliação, incluiu uma questão específica sobre homofobia. Foram mostrados números de assassinatos de LGBTs e foi retratada a origem longínqua do preconceito contra a diversidade de orientação sexual e identidade de gênero no Brasil.
Leia a questão e imagine um jovem religioso e homofóbico a respondendo!
“Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e, por isso mesmo, nefando.
O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País.
A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas
A) à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
B) à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.
C) à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.
D) a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.
E) a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científica
Resposta: letra D
Não deixe de conversa não rapaz! Quem é interessado procura sempre fazer o que você fez. Chegou atrazado, chegou! E daí?! Esse Ministro Fernando Haddad nega falha de fiscalização, o MEC informou que a matriz entregue para a impressão já veio com erro do INEP. De acordo com o edital do ENEM, por se tratar de impressão sigilosa, o modelo das provas é feito pelo INEP. Você somente confundiu-se com os horários, que não é tão grave assim comparando-se com as demais falhas e fracassos do ENEM. Parabéns por sua atitude e não deixe de conversa não.
Acho que o enem ta cada vez mas “chato” e toca em assuntos que nao tem nada haver(relacionado com a prova), realmente uma pessoa que nao tem contato com essas estatisticas iria erra essa questao!
Mas é importante que toque nesse assunto pois muita gente ainda nao sabe que pessoas os numeros de vitimas por preconceito Homossesuais. Em relação ao comentário 18.
Ridícula a questão!
Esses dados são absolutamente falsos. 195 homossexuais mortos? Talvez. Agora onde está a prova de que a motivação de cada crime foi mesmo homofóbica?? Também morrem muitos gordos assassinados. Será que todos foram por bullying? Ou ainda melhor: também morre um bocadinho de negros por ano, vítimas de homicídio também. Meu Deus, foi tudo por causa do racismo! Esse é o raciocínio do enunciado da questão, que os jovens, ainda em formação, acreditam no sujeito que a elaborou como se fosse autoridade. A coleta desses dados sequer tem base estatística ou científica.
Cadê os processos? Me apontem ae nos sites dos tribunais as denúncias, as condenações, as sentenças. Quero ver a fundamentação dos juízes com os dizeres: “o acusado, por motivação pura e simplesmente homofóbica e fundamentalista, assassinou brutalmente a vítima, que saia de uma festa…”
Incrível acusar a Igreja Católica. Claro, todos os padres pregam, em suas homilias, o seguinte: “matem o primeiro homossexual que vocês encontrarem nesta semana que vem!” Queria, mesmo, que alguém me mostrasse um único caso no Brasil em que alguém matou um gay por motivo religioso. “Pois é, ele é gay, fazia “sodomia” e tal, daí eu aproveitei e dei um tiro na cara dele..”
Inep está totalmente em descrédito, MESMO.
Na verdade, a resposta às questões normalmente encontram-se no próprio texto enunciado, como o exemplo dessa questão sobre a homofobia. 99% do que é pedido nas questões é interpretação de texto. Porém, obviamente, quem não tem o costume e a prática da leitura, encontrará realmente dificuldade para interpretar adequadamente a questão e resolvê-la.
na minha concepçao o enem perdeu o sentido,sabe?o foco..no começo era apenas para avaliar como andava a educaçao do ensino medio no brasill,e agora vale como nota para faculdades…
sinceramente?
ENEM É DESNECESSARIO!!
Nossa, precisa de muita coragem para depositar a homofobia na conta da Igreja Católica, sem meias palavras. Parabéns ao Inep.
– Não sei de quem foi a responsabilidade total, já que virou um caso judicial e as responsabilidades são cruzadas. Claro que fazer uma prova para mais de 3 milhões de pessoas em um país com uma infraestrutura precária é sempre complicado.
Quanto a essa questão de homofobia,ela está ligada a atualidades e não vejo nenhum absurdo o jeito que ela foi formulada, ótimo cobrar esse asssunto na prova. Cerca de 4 milhões de pessoas tiveram que enfrentar a questão literalmente.
A prória Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) relatou para toda a imprensa nacional que os fiscais são despreparados, mas muitas vezes não devemos culpá-los devido ao erro vir lá de cima mesmo! No nosso país só não se dá um jeitinho pra morte, mas para tudo se tem um jeito, principalmente de lubridiar os outros, ENEM deixa essa ilusão de que entraremos no ENSINO SUPERIOR por vias de fato ou pelos trâmites legais! Vale argumentar que aqui não há horário de verão, por que não a realização desses exames conforme o horário em que estamos!?
A Justiça Federal suspendeu o Enem. A Advocacia-Geral da União vai apresentar recurso contra a suspensão e o cancelamento do exame.
Para saber se a prova vai ser anulada ou não é preciso aguardar decisão judicial.
A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou na tarde desta quinta-feira (11) na 7ª Vara da Justiça Federal do Ceará documento com informações técnicas sobre os erros verificados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. A intenção é que a juíza Karla de Almeida Miranda Maia, que determinou a suspensão da prova e da divulgação dos gabaritos, reconsidere sua decisão.
O Ministério da Educação espera fazer nos dias 4 e 5 de dezembro a nova prova no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os estudantes prejudicados pelos problemas durante a aplicação do exame no último final de semana, caso consiga derrubar a liminar que determinou a suspensão do exame. Se não conseguir derrubar a liminar, o MEC informou nesta quinta-feira (11) que um novo exame só poderia ser aplicado em 60 a 90 dias.
Ironia do destino ou não foi exatamente a JUSTIÇA DO CEARÁ que deu o ponta pé inicial nessa batalha judicial para que o ENEM fosse suspenso, assim como a proibição da divulgação dos gabaritos! Parabéns a justiça cearense!!! Exatamente de onde o rapaz veio para fazer as provas do cobiçado ENEM.
Na última segunda-feira (9), a Justiça Federal determinou a suspensão imediata do Enem. A juíza da 7ª Vara no Ceará, Carla de Almeida Maia, acatou uma liminar do MPF (Ministério Público Federal) sob o argumento de que o erro na impressão das provas prejudicou os estudantes
A representação do Sistema ONU no Brasil emitiu nota em defesa da aplicação de nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apenas para os estudantes prejudicados. O apoio reforça a briga do Ministério da Educação contra a Justiça, que já cancelou, em caráter liminar, o exame.
A prova e todos os procedimentos referentes ao Enem haviam sido suspensos, em todo o país, no início desta semana, depois de uma liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará. Nesta sexta, o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou a liminar e liberou o Enem.
Nos fringir dos ovos, agora de quem é a culpa de todo esse ocorrido tanto na elaboração das provas como na desorganização desse eventual “concurso” que o Inep preparou para dificultar ainda mais o acesso dos estudantes rumo a universidade?
‘Quando um candidato erra, ele paga o preço. Mas quando a administração pública viola todos os princípios, por que ela não paga o preço? Nossa luta vai continuar’, diz o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho, autor das ações que pedem a suspensão do Enem (derrubada nesta sexta-feira) e a anulação do exame (que aguarda avaliação da juíza da 7.ª Vara Federal do Ceará, Karla de Almeida Miranda Maia).
O Enem do ano passado foi cancelado na madrugada do dia 1º de outubro de 2009 pelo Ministério da Educacão, após a divulgação de que a prova havia sido furtada da gráfica Plural, na Grande São Paulo. E agora, José?!…
Para o procurador, o Enem tem de ser anulado. Ele espera ainda uma manifestação da juíza quanto ao seu pedido de anulação. Para Oscar, o exame “está eivado em erros”. Parabéns ao nobre PROCURADOR…
Além dos problemas com a inversão do cabeçalho da folha de respostas do primeiro dia de prova e do problema com os cadernos amarelos, outras falhas foram apontadas. Os que a imprensa nacional mostrou além, claro de vários outros fatores isolados, como o desse rapaz ai, por confundir-se com os horários, vá adiante!
A ação civil pública pedindo a anulação do exame continua em tramitação na Justiça Federal do Ceará, mesmo com a suspensão da liminar da juíza da 7ª Vara Federal do estado, Karla de Almeida Miranda Maia, segundo o procurador.
O Enem deveria ser algo extremamente sério e importante na vida dos estudantes.Apesar de considerar que a credibilidade do exame está abalada,causa nos estudantes um desgaste emocional, devido ao nível de ansiedade decorrente da preparação deles para a avaliação.
Querem concluir o Enem, porque acham que depois não dá para tirar o aluno da faculdade, mas se a Justiça entender que o exame não valeu, os alunos podem perder a vaga. É sorrir pra não chorar…
O MEC ressalta que o requerimento é exclusivo para pedir a correção de acordo com o cabeçalho do cartão-resposta. Outros problemas que os alunos tiveram não serão tratados através desse link:http://sistemasenem2.inep.gov.br/correcaoprova.
É de muita incompetência o ENEM não definir as regras para tais problemas, querendo seus administradores abafar o caso realizando as provas somente para os prejudicados nas provas amarelas como na inversão de cartãos.
Eu cheguei a nem receber o meu CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO para fazer as provas, tentei saber onde iria fazer as provas, mas nem minha senha entrou via internet! Fui nos CORREIOS e eles disseram que realmente não foi enviado o meu CARTÃO! Agora o que eu faço?
Também não recebi o meu CARTÃO via CORREIOS! Infelizmente não pode fazer as provas, devido a SENHA não entrar no site do ENEM! Tudo isso é uma droga! Uma vergonha! Um desaforo que temos que levar pra casa. Um opróbio!!!
É um absurdo o Sr Ministro achar que o Enem não deve ser anulado. Além de erros graves de impressão nas provas, fotos de provas foram parar no tweeter. Isso prova que a segurança e a fiscalização foram falhas e que pode ter havido vazamento de informações. A única forma de garantir a lisura do processo, com todos tendo os mesmos direitos e as mesmas chances, é anulando as provas. O pior é que estas provas já custaram 68 milhões só de impressão. Nós, contribuintes, pagamos esse valor exorbitante por provas com erros primários. É uma vergonha!!!!!!!!!
Acho uma imensa falta de respeito com os estudantes brasileiros esses erros do enem… É prova que vasou, é gabarito com erro de digitação, é erro nas provas… E ele ainda tem coragem de dizer que o enem esse ano foi melhor?! PALHAÇADA!! Quer dizer que eu me preparo durante uma vida inteira (sim, porque tudo o que aprendemos desde o primeiros anos de escola serve de base nos dias de hoje) pra prestar vestibular e procurar construir meu futuro pra na hora H ser prejudicada por conta da falta de organização desse sistema? Se o INEP e o MEC não estão sendo capazes de dar conta desta responsabilidade, porque então não assume e isso e tenta se capacitar?!? A verdade é que não irá haver nenhum transtorno para os estudantes em refazer a prova do ENEM e sim haverá transtorno para o governo que não quer tirar dinheiro dos impostos (QUE NÒS PAGAMOS!) pra investir na nossa pròpria educação. Porque eles vão querer pessoas bem informadas quando pode nos manter cegos diante dos seus erros e permanecer impunes?!? Sinceramente, me sinto decepcionada com o sistema educacional brasileiro. Os políticos preferem das alguns milhões pra criar monumentos inutéis que só irão ‘enfeitar’ a cidade do que gastá-los investindo na educação do povo. Muito bem Brasil!!
Caros Srs. Numa época em se questionam intenções cercear-se o Direito de Imprensa, a Revista Época deveria dar àqueles CIDADÃOS que pagam o salário do Sr. Ministro da Educação e seus comandados, o respectivo DIREITO DE RESPOSTA, com referência às informações EQUIVOCADAS (para dizer o mínimo, por respeito ao benefício da dúvida) que o mesmo vem veiculando. Meu filho – Portador de TDAH, informou seu quadro em seu processo de inscrição, e ante a ausência de qualquer contato por parte do INEP, tomou a iniciativa PRÓPRIA de abrir em 24/9, o Protocolo n° 2676837 (que permanece até hoje sem resposta no site do INEP), ANEXANDO toda a documentação comprobatória. Preocupado com a ausência de respostas, ainda que sua FICHA DE CONFIRMAÇÃO INSCRIÇÃO reiterasse SOLICITAÇÃO E DEFERIMENTO quanto a seu pedido do tempo adicional de 1 hora, o Candidato ligou para o serviço 0800 do INEP que informou que a informação constante na FICHA DE CONFIRMAÇÃO INSCRIÇÃO era suficiente. Parsa sua surpresa, em 06/11, tendo apresentado a FICHA e solicitado seu direito, APÓS 4 HORAS DE REALIZAÇÃO da prova, o FISCAL DA SALA, o comunicou que a hora adicional NÃO MAIS SERIA CONCEDIDA, já que apesar da observação na FICHA “eles não haviam sido informados de nada (?)” . Seu direito somente foi garantido na prova de domingo, graças à intervenção de membros do INEP de Brasília mediante contato da família no Sabado à noite.Com toda a documentação comprobatória em mãos, solicitamos DIREITO DE RESPOSTA.
Absurdos acontecem, isso nada é de se espantar!!! Um dia a casa cai e no caso do ENEM a CASA já caiu há muito tempo!!!…
Muito adimira – me a rapidez com que esses casos do ENEM são julgados, o mais justo seria avaliar todos os erros e o exame ser anulado totalmente, não somente parcialmente, mas totalmente, houve uma série de transtornos para todos os estudantes, até mesmo para os que acham que serão aprovados. Nota zero para o ENEM!
O desembargador disse “ser inadmissível que paixões a teses jurídicas venham aflorar e contaminar o Judiciário, a ponto de se pretender a reforma da decisão anteriormente proferida por quem não possui competência para tanto, trazendo insegurança jurídica para milhões de jovens atônitos (e suas famílias) à espera da definição das respectivas situações escolares”. Parabéns ao desembargador!
É de muito mal gosto e tá provado mais uma vez que esse ENEM não serve mesmo pra nada!!! A não ser para enganar os “bestas” , como perca de tempo e de muuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiita grana rolando desde o processo de impressão como de planejamento, ENEM é zenem…
Quanta impotência ao sabermos que essas provas só serão feitas por erro da prova amarelha e do cartão invertido, como do erro de cabeçalho, cai LIMINAR, recorre de LIMINAR! Onde vamos parar com tanta desgaste até na área judicia?! A solução mais adequada seria ANULAR de vez esse EXAME, pois muitos não receberam os cartãos de confirmação das provas, houve erros em questões em algumas capitais e muitos se confundiram com o horário, já que em alguns lugares do país não existe horário de verão! ULÁ LÁ HADDAD!!!
Ridículo é ter que passar por todo esse constrangimento de fazer um exame que o estudante preparou-se o ano inteiro e acabar “morrendo na praia’, como deve ter sido o caso do rapaz ai da reportagem! Sem contar com todo esse desgaste físico e moral, uma vez que muitas vezes dedicamos-nos a tal feito! Vá entender…
Chegaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!! Não aguento mais falar nesse tal de ENEM!!! Tá provado A+B que esse tal exame é pra encher linguiça, para enrolar que já fica enforcado até o pescoço! Temos que fazer é o tradicional VESTIBULAR mesmo, até porque só entra na UNIVERSIDADE quem tem conhecimento mesmo do que já estudou! ENEM jamais…
Isso é um atentado a inteligência humana! Quem viver verá o que vai ocorrer da proxima vez! ANULAÇÃO JÁ!!!
As provas já tem até data para serem realizadas e ainda estão esperneando para fazer um exame que pelo visto não tem revelia nenhuma. Já que a concorrência dos ricos estudantes estão superior aos pobres coitados que querem ingressar por esse meio que mais parece uma tortura! Adjacências… Tá mais pra terrorismo do que pra frequentar uma faculdade… ENEM já era, agora é só lamentações…
Nossa educação é precária, apesar de muita verba investida nesse setor! Mas ainda em decadência quando nos tempos atuais em vez de aprimorar o estudo brasileiro fica num jogo de empurra empurra com esses exames que mais nos desgasta do que nos edifica profissionalmente! Já não é hora de acabar com o ENEM, já que nesses últimos anos só nos deparamos com falhas por cima de erros grotescos?!… Enem saudações…
É de difícil teor como solução desse problema, já que foram definidas as datas das novas provas desse exame que deu com os “burros n’água”! Na internet não tem como resolver tais requerimentos, já que tá tudo programado, agora é só chorar para não ver navios.
Mas é isso ai que o governo q
Sou professora e fico indignada com tais ocorridos nesses exames do ENEM que aconteceram nesses últimos dois anos! Muita falta de planejamento como também muita falta de competência do INEP e MEC. A ordem é a mais eficiente de tudo, temos que analizar os erros antes de se entregar uma prova como desse porte do ENEM. Até porque isso causa um transtorno imenso nos profissionais como nos estudantes. Vamos corrigir todos os erros, desde os horários das localidades como os erros de impressão,etc..
Hoje foi descoberta mais uma fraude nesse exame na Bahia de que uma professora duas horas antes da prova teve acesso ao tema da redação, passando para o marido e este por sua vez para o seu filho estudante! Já não é hora de rever esses conceitos não?!…
Quer dizer que tudo isso irá passar em branco? O que falta para se dá um basta em todas essas maracutaias que o ENEM vem provocando nesses últimos tempos?…
Quem paga os altos salários ao Ministro da Educação? Quem fica à deriva? Quem paga o pato é sempre o pobre estudante que nada tem haver com tamanha desorganização com essas provas que mais tá para testar nossa burrice do que para ingressarmos na faculdade!
Como se não bastasse essas inúmeras fraudes, agora ainda mais essa que nada tem haver com horários supostamente válidos para a nossa população já tão incrédula com esses anti-fatos… O ENEM precisa mesmo reciclar-se…
É muita falta de competência mesmo desse governo que até seus ministros, inclusive o do MEC só pensavam em eleger a candidata de seu partido, que todos os estudantes que se inscreveram que se explodão!!! Agora é só esperar o resgate do barco que tá afundando e ainda sem socorro:kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
Ainda tem o que refazer nesse caso aí? É somente esperar no que vai dá!(?)
A questão é que todos erraram na aplicação dessa prova, o ENEM já virou “bico” para algumas pessoas que almejam um lugar ao sol, como se dizem por ai, acontece também que das muitas vezes não sabemos valorizar o ensino fundamental, como sabemos tempos idos atrás esse programa do governo foi criado para avaliar o aluno somente, ou melhor, o ensino brasileiro, que agora em outras palavras inverteu para aluno chegar até as universidades, até ai tudo bem, mas e dai? Onde iremos parar com tanta burrice e extravagância com o erário público ? Vale a próxima presidente eleita rever esses conceitos básicos da educação no Brasil.
Aqui no Piauí já estão sendo realizadas as provas para aqueles com erros nas amarelas, somente em Teresina e em União.
Amanhã dia 15/12/2010, quarta-feira, será o dia das realizações das provas amarelas em todo o território nacional, conforme as regras adotadas pós-divulgação dos gabaritos, é cruzar os dedos e ver no que vai dá!
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será reaplicado nesta quarta-feira (15), das 13h às 17h30, em 218 cidades de 17 estados brasileiros. As provas serão aplicadas nos seguintes estados: Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Piauí, Pernambuco, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará. Tocantins, Goiás, São Paulo e Amazonas.
Segundo o Inep, aqueles que fizeram a prova de hoje terão a prova de 6 de novembro anulada. Quem não fez a prova de hoje terá a prova do dia 6 de novembro corrigida normalmente.
“Achei a prova desta quarta mais fácil do que a primeira, mas também desta vez estou mais calma. Antes estava muito ansiosa. Fui bem melhor desta vez”