Geral

Polêmica: Universitários acusam o prefeito de querer acabar com o pólo da UAB no municí­pio

De acordo com um dos estudantes da Universidade Aberta do Brasil – UAB, Paulo Martiliano, declarou que os demais alunos da respectiva Universidade temem perder o pólo de Esperantina por falta de interesse do gestor municipal.

Segundo Paulo Martiliano, líder do grupo e responsá¡vel pela reclamação, em documento enviado a redação do jornalesp.com informou que o pólo de Esperantina dispõe dos seguintes cursos: Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis, e tem previsão para novas turmas de Administração, Sistemas de Informação, Pedagogia e Matemática.

O estudante esclarece que tudo isso que está acontecendo nesse momento é em função de que a Prefeitura de Esperantina não tem interesse em manter o projeto da universidade no municí­pio.

“Esta história começou quando a Prefeitura precisou do prédio do David Caldas para as aulas do Ensino Básico do municí­pio, e propôs que a UAB se instalasse no Hermí­nio Castelo Branco, mas a UFPI se recusou a tirar os estudantes do prédio, pois este se trata do melhor local da cidade para funcionar o pólo de apoio presencial, e no Hermí­nio Castelo Branco existe a FTC que é particular, e não cairia bem para a UFPI dividir o espaço fí­sico que é público com uma faculdade particular, além de também funcionarem projetos, como: Pró-Jovem, UESPI turmas regulares e especiais, e o Curso de Espanhol também da UESPI, logo não caberiam mais as 07 turmas da UAB, principalmente após o vestibular onde aumentaria ainda mais o número de turmas, se hoje, com 130 alunos não caberia, imagina com mais 200, ficaria impossível. Então a Prefeitura propôs que o pólo ficasse no local conhecido como ‘anexo’, mas as salas são pequenas e sufocantes, além do mais é alugado, não tem estabilidade”, declarou o estudante.

Paulo Martiliano explica ainda, que ficou combinado que a prefeitura não iniciaria as aulas de ensino básico no David Caldas sem antes acertar esta questão com a UFPI, mas há duas semanas a Prefeitura resolveu tomar o colégio e iniciar as aulas, deixando os estudantes do pólo sem perspectiva. Sabendo disso o Professor Dr. Gildásio Guedes, coordenador geral da educação a distância no estado do Piauí­, comunicou que se a prefeitura não reverter á situação, o vestibular que haveria para todos os pólos não teria mais vagas para Esperantina, pois o “anexo” não suporta nem os estudantes existentes, quanto mais 200 alunos. E, com o visí­vel e declarado desinteresse da Prefeitura, mais adiante, o pólo deixará a cidade, indo para Luzilândia, que já manifestou interesse em recebê-lo, falou o universitário.

Paulo disse também que é interessante lembrar que a Prefeitura firmou convenio com a FTC onde estão oferecendo 100 bolsas aos professores do município, onde a prefeitura repassa 160 mil reais por ano.

O estudante questiona o por que a Faculdade de Tecnológia e Ciências – FTC é mais importante para Esperantina que a Universidade Aberta do Brasil, que ofereceria 200 vagas de cursos superiores de respeitadas universidades federais por ano de graça para uma cidade pacata, como Esperantina. Quem teria uma mente pequena o suficiente para desperdiçar educação superior para um municí­pio como este? Os estudantes que cursam no pólo não merecem ver seus sonhos indo de água abaixo.

“Quem poderá tomar providências a respeito desse episódio”, falou Paulo Martiliano.

Já o prefeito Chico Antônio procurado por nossa equipe de reportagem informou que esteve pessoalmente em Brasí­lia no gabinete do Coordenador Nacional da UAB, Dr. Miranda, bem como, também, com o Coordenador Regional no Estado do Piauí, professor Gildásio e disse ter total interesse na manutenção da UAB na cidade de Esperantina, inclusive assinou um documento para a permanência da Universidade no municí­pio.

Chico Antônio explicou que todo este episódio somente está acontecendo foi em função de que foram matriculadas em torno de 430 (quatrocentos e trinta) crianças do ensino fundamental com a faixa etária de sete anos de idade e que seria humanamente impossível colocar todas essas crianças no anexo da Prefeitura ou em uma outra sala onde funcionou o prédio da Secretaria de Saúde do munic­pio, alem do risco no trânsito que é bastante complicado nas imedições da Praça Leônidas Melo.

O Prefeito relatou que não seria nenhum irresponsável para está arriscando que amanhã ou depois uma dessas crianças serem atropeladas ou sofrerem outro tipo de acidente, no entanto na sua concepção achou melhor fazer a permuta, ou seja, as 430 crianças já estão estudando no colégio David Caldas enquanto os universitários permanecerão no anexo, explicou Chico Antônio.

O gestor municipal falou também que autorizou a reforma de todas as salas de aula do anexo além de dotar todas as salas de aulas de um sistema de ar refrigerado.

Chico Antônio esclareceu ainda, que autorizou a Secretária Municipal de Educação do Município, Vilma Amorim que deixe do jeito que está com todos os equipamentos do sistema via satélite como por exemplo: antena e até o laboratório funcionando normalmente nas dependências do próprio prédio da escola David Caldas, até que todo este problema seja resolvido.

O prefeito adiantou também que esteve reunido recentemente com a Dra. Eliana que faz parte da coordenação da UAB no Estado e de acordo com a conversa o governo do Estado vai disponibilizar através da ENGERPI cerca de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) para a construção de um campus na cidade de Esperantina no local onde funcionou o antigo Hotel Himo e que abrigará tanto a UAB, bem como, também, o pólo da UESPI, em um prazo que vai durar em torno de oito a nove meses, conforme declarações do próprio chefe do executivo municipal.

30 Comentários

  1. concordo com o prefeito sao 450 criancas menores , e saõ 150 universitarios o david caldas é uma escola tradicional da cidade e com estrutura adequada para crianças , se a prefeitura está adequando o anexo para receber os alunos da universidade acho justo pois saõ adultos irresponsavel seria se o prefeito continuasse da maneira que estava colocando em risco a vida das crianças atravessando a rua em frente o anexo e distribuidos os 450 alunos pequenos em tres predios.
    e este paulo esta orientado pelo santolia para tentar divirtuar pois o prefeito ja declarou que educação é prioridade em sua gestão.
    a educação é a base e ecomeça no ensino fundamental de qualidade, sem isso não se chega até a universidade. qualquer pessoa no lugar do prefeito chico com responsabilidade faria o mesmo.

  2. o prefeito se for assim se vai para o anexo concordo com vc,
    as crianças no saudoso DAVID CALDAS QUE renasce para relembrarmos a nossa infancia, ADULTO EM LUGAR DE ADULTO E CRIANÇA em lugar apropriado para criança.
    tenho certeza zé luis que este PAULO martiliano esta querendo uma casquinha ou tem a orientação de alguem maldoso, se o prefeito nunca afirmou que vai acabar com a universidade aberta aonde ele arrumou esta historia .EDUCAÇÃO É COISA SÉRIA.

  3. se o prefeito fez parceria com A ftc com bolsas para capacitar professores demonstra zelo pela educação ,deonde este tiraram esta ideia que um prefeito poderia acabar com um curso superior em uma cidade esta universidade aberta é do governo federal chegou a hora de Esperantina andar para frente e esquecer dos conversador besta.
    DAVID CALDAS FICO ALEGRE DE SABER QUE NOSSAS AMADAS CRIANÇAS TEM O ESPAÇO QUE BRINCAMOS E TANTO APRENDEMOS NO PASSADO QUANDO TINHAMOS A MESMA IDADE , E NÃO VÃO CORRER RISCO DE SEREM ATROPELADAS POR CARROS NA RUA.
    se coque no lugar de pai ,,

  4. moro em tersina sou filho de Esperantina se estes 450alunos não fossem estudar no davi caldas iam estudar aonde debaixo da ponte, sou a favor da universidade mais adulto como eu podemos se organizar em outro local.. se reunam e converssem com o prefeito a atitude dele é a certa pense bem vamos ter as duas coisas… as vezes pessoas que oensam desta forma não pensam grande pensam apenas em sí proprio.

  5. Pra nível de informação de vocês que não conhecem a história da UAB em Esperantina; a história é essa:
    1º – para que haja funcionamento de um pólo acadêmico numa cidade é de extrema necessidade que se adeque as exigências do MEC e das Universides que oferecem o curso; no caso de Esperantina são duas Univerdade Federal do Piauí e Universide Federal de Santa Catarina, e o Pólo de Apoio Presencial. São espaços físicos mantidos por municípios ou governos de estado que oferecem infra-estrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos UAB.
    Os pólos estão estrategicamente localizados em microregiões e municípios com pouca ou nenhuma oferta de educação superior. A proposta de criação de um Pólo Municipal de Apoio Presencial parte do próprio município ou governo de estado que enviam projetos conforme abertura de Edital. Estes projetos apresentam detalhes de infra-estrutura física, logística de funcionamento, descrição de recursos humanos para o pólo funiconar, bem como uma lista dos cursos superiores pretendidos para o município, com respectivos quantitativos de vagas. Bom quero deixar bem claro a vcs que não conhecem a história, no qual tb sou aluno do sistema UAB, o nosso protesto não é pra ficar no David Caldas, quero deixar bem claro, o nosso protesto é pelo o espaço físico, pq se não houver um espaço físico sugerido pelo MEC, o pólo não funciona como é o caso do anexo,
    2º – Um pólo dever ter: Sala de apoio presencial, sala da cordenação, sala do labóratorio de informática já que são 50 computadores, sala da biblioteca e as salas de aplicação das provas.
    3º – Quem vai desidir essa questão é o Ministério Público até mesmo porque consta em documentos assinatura do ex-gestor o compromisso do município assumindo a responsabilidade de arcar com as partes que lhes pertence.

  6. aonde foi que o prefeito disse isso, sou aluno da universidade aberta e nunca ouví isso da boca do prefeito este rapaz que está falando isso é mais um que está querendo fazer média com alguém…DAVID caldas sim…para as crianças, UNIVERSIDADE TAMBÉM para os adultos o chico é inteligente, se fosse burro não teria chegado aonde chegou.

  7. O que acontece é simples demais:
    O atual prefeito quer apagar os vestígios do ex-prefeito mais recente!
    É isso e não tem outra.
    Que pena, pois o mesmo deveria era melhorar e acabar somente com aquilo que realmente precisa ser mudado.
    E a respeito desse comentário mais em cima, gostaria de dizer que para se saber que o chico deseja acabar com a UMES, não há necessidade de ouvir isso da boca dele, isso é uma tremenda bobagem!
    Agora, 450 crianças sem terem aula? Tem mesmo, em vários interiores e principalmente nos bairros periféricos de nossa cidade, e onde está a reclamação sobre isso?
    Nota-se que a implicância está nas coisas que o Santolia fez.
    Não que eu esteja aqui defendendo o tal, contudo, creio que “sábio é aquele que consegue enxergar os defeitos de quem se ama e as qualidades de quem se odeia”. Obg

  8. Eita Chico sabido nam… Você quer acabar mesmo com a Universsidade rapaz, fala a verdade, eu conheço esse povo do PT, confiem nele viu… ave maria me da nojo ver a babação desse Prof. R.S SOUSA que história é essa de perigo para as crianças no anexo? vocês são tão burros que nem inventar as coisas sabe, amigo o anexo é ao lado do David Caldas, e o David caldas é movimentada por quatros ruas de muito movimento, enquanto o anexo é só uma, haaaa inventem outras vai… Quando ao boca do inferno que no minino deve ser um abestado e louco do PT,Progresso é?? kkkkkkkkkk com o PT e pessoas como você governando? ta ruim meu amigo, a não ser que sua concepção de progresso seja outra, que pelo o que vejo é né? Quanto minha amiga Maria do Amparo, onde foi que o prefeito disse isso é? me responde, ele te avisou quando ia enterrar a fonte da praça? hahaha minha filha acorde quem ta governando é CHICO ANTONIO DO PT… Você acertou quando disse que ele não é burro, BURRO são as pessoas que nem você que votaram nele por dinheiro e agora, o povo da cidade sofrendo e sendo humilhado por ele e os assessores…

  9. Estou acompanhando esta conversa de MUITO perto: sou aluna da universidade, curso de Sistemas de Informação, e também faço parte do Diretŕoio Academico. As informações OFICIAIS que chegaram até o momento são:
    – que as crianças do David Caldas seria transferido ao predio da univrsidade por ser o anexo desumano (Sec Vilma);
    – que o município dispoe de 100 bolsas para FTC; (todo mundo sabe)
    – que seriamos transferidos para a UE Herminio Castelo Branco (Vilma)
    – que no Herminio já funcionam: FTC; Segundo Tempo; Pró-Jovem; UESPI (regular e especial); Espanhol UESPI;
    – que os alunos do curso de ADM projeto Piloto tambem da UFPI que funcionava anteriormente no Herminio muitas vezes chegou a fazer atividades no pátio por falta de espaço;
    – que o prefeito não tem interesse em manter esse projeto (fonte confiável, partidária do PT, que ouviu isso do próprio Chico em uma reunião);
    – que podemos ser transferido para o Estado (Prof Gildásio Guedes);
    – que falta prefeito mandar documento (Prof Gildasio Guedes);
    – que não seriamos transferidos do David Caldas sem autorização, ou perderiamos (Esperantina) o pólo que seria transferido a outra cidade (Luzilandia) (Prof Gildasio Guedes);
    – que o vestibular para ESPERANTINA ESTÁ CANCELADO! (Prof Gildasio Gudes);
    – que quarta-feira dois tecnicos a mando da Sec de Educação não transferiram a antena GSat (internet do polo) porque a responsavel no momento não deixou;

    que já nos mudaram praticamente tudo, sem nos comunicar em absolutamente nada e que já tentamos marcar audiencia com prefeito, mas não fomos atendidos.

  10. se o prefeito estinvesse realmente preocupado com o risco de acidente com as crianças ele não tinha desalugado o colegio castelinho da fantasia e mudado as crianças do bairro pedreira p/ o umbelino rebelo e o david caldas,para quem não conhece o castelinho da fantasia fica proximo ao bairro pedreira em uma rua pouco movimentada o david caldas proximo a praça central em uma das principais ruas da cidade o umbelino rebelo proximo ao detran em uma rua muito movimentada detalhe muito longe do bairro pedreira.

  11. Estamos tentando a muito negociar com a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, mas é caso encerrado pra ela, não tem o que discutir.
    Quanto ao perigo de ruas movimentadas: vão fazer rampas de casa até o colégio, ou vão levá-las de pára-quedas para não terem que transitar, não percebem que no David Caldas ou no Anexo elas correm o mesmo perigo.
    Sabemos das nossas necessidades, do que a UAB precisa pra funcionar, se ficarmos em um local como o anexo o pólo vai fechar do mesmo jeito, pois não atenderá as exigências do MEC. O que queremos é um local adequado para nossas atividades acadêmicas, que nos propicie uma boa formação.
    Quanto as declarações do prefeito: que bom que ele mudou o discurso, pois em reunião com o Prof. Dr. Gidásio Guedes da UFPI, o prefeito afirmou que não tinha interesse em manter o pólo da UAB, pois a prefeitura não tinha dinheiro para arcar com o projeto. Ou Prof. Gildásio mentiu para os estudantes ou o prefeito quer abafar o caso.
    Não temos influência nem pretensões políticas, a atitude que tomamos deriva de decisão do Diretório Acadêmico do Pólo de Esperantina – DAESP, entidade que representamos.

    P.S: Não existe nenhuma estudante com o nome Maria do Amparo.

  12. Mais um comentario: Já tentamos marcar audiencia com o prefeito, mas nos disseram (Sampaio, chefe de gabinete) que não poderemos ser atendidos agora, TALVEZ, na proxima quarta ou quinta feira da proxima semana, mas não é certeza.

  13. Se voce não acredita no que falamos, pergunta entao à Delane, mulher do Mauricio Costa, ou a tantos outros ptistas que estudam lá. Eles sao cientes da nossa situação, e pelo menos nas costas do governo, tbm indgnados com nossa situação.

  14. quem é este rapaz que fala que vai tratar do assunto este ex prefeito ….que nunca inaugurou uma obra em esperantina o destruidor… como vc vai tratar de alguma coisa, que patente vc tem, vc é o que mesmo, que autoridade vc é, vereador não é, prefeito tambem não , secretario também não me diga qual o prefeito nesta situação .não faria igual ao chico. deixar de colocar 430 crianças em sala de aula ,para colocar 130 adultos que podem estudar em outro predio e mais só no turno da noite….qualquer pessoa que questionar isto só vai promover mais ainda este chico preto, bandos de burros. se ele está só mudando de lugar o DAVID CALDAS faz parte da historia de esperantina e vc Leão estou ficando com nojo de vc, babando este finado santolia.

  15. Só quem não conhece a história ou mesmo quem quer bagunçar o coreto é que não ver que a retirada das crianças do David Caldas foi feita de maneira no minímo irresponsável. ” Não sou contra o progresso mais apelo pro bom senso” Tá na hora de corrigir todos os erros cometidos pelo mau gestor e passar uma borracha nas sua mancadas. O Colégio David Caldas possui uma estrutura e localização adequada para crianças, ao contrário dos outros prédios onde jogaram as crianças.

    NOTA ZERO PARA O AUTOR DA IDÉIA E
    NOTA 10 PARA QUEM ESTÁ CORRIGINDO ESTE ERRO.

  16. Para quem está de fora e não sabe da razão pela qual estamos reveindicando,é muito facil querer julgar e nos acusarmos de defensores do ex-prefeito.Estamos lutando por um direito que conseguimos e lutamos para obter ,não nos foi dado por nenhum politico.Esta situação afeta não só nós de Esperantina,caso não saibam a universidade oferece este curso as pessoas de todas as cidades vizinhas(Batalha,Morro do Chapéu,Luzilândia,Porto,Nossa Senhara dos Remédios),é uma oportunidade que não podemos perder por causa de politicagem.É por isso que nossa cidade não vai pra frente,quando se tem algo começando a dar certo ,jogam água.Aos politicos e puxa sacos vejam:a politica ja acabou desçam do palanque e façam algo,mas cuidado com as atitudes pois alguns esquecem rapido,mas uma cidade inteira ñao fica com amenesia para sempre.

  17. Maria do amparo, pena q você é burrinha………… O prefeito deixou o compromisso para o município, se você não entende vou explicar. Todos os compromissos firmados em uma gestão é de responsabilidade do próximo continuar pois o bem feito não é do gestor e sim do município. Dar pra raciocinar assim? Ou continua sendo burra?
    Eleitor do THE, será que é preciso fazer uma campanha no rádio e comprar um óculos pra você? E se não é da cidade estou me oferecendo pra dar uma volta com você, quem sabe, enxerga.

  18. É impressionante como os leitores desse jornal tem a capacidade de mudar o foco da discussão. Toda matéria é a mesma coisa. Tá ficando chato! Se o assunto é o asfalto da avenida, um gênio fala logo da Micarina (como se não servisse pra nada mais além disso), se o assunto é homofobia, um bando de ignorantes falam de religião, agora que o assunto é a manutenção ou não do pólo da UAB, tem gente que vem falar que é “coisa do Santolia”! Pelo amor de Deus!!! É amor demais. Só pode ser. Vamos esquecer o Santolia, já era, já passou, não tem mais nada a ver. Eita, povo pra gostar de guardar más recordações!!! Eu, hein! Coisa ruim eu esqueço em dois tempos!
    E gente, sobre o fato de os alunos do município ficarem no David Caldas não há o que se discutir. É mais do que justo! Aliás, eles nem deveriam ter saído de lá. A única coisa que os alunos da UAB querem é um lugar adequadamente estruturado para funcionamento do pólo. Só isso. Eles estão cobrando da prefeitura porque o acordo foi firmado com a prefeitura. Ninguém está acusando o Chico Antônio de nada. Não precisam ficar tão ofendidos e nem defender o prefeito. Repito: Não há acusação.
    Os alunos só não querem perder seus cursos.
    E outra: As vagas de “puxa-saco” já foram todas preenchidas!!!

  19. Como bem Kiara Falou: não há ACUSAÇÃO!!! O título “Universitários Acusam Prefeito…..” fica por conta de Zé Luiz. O título que sugerimos ao enviarmos a matéria foi: “Espranina pode perder o pólo da UAB”.
    A quem quer ver o progresso de nossa cidade, com profissinais competentes e eleitores concientes: Obrigado pelo apoio!! Agora quem acha que o saudosismo é mais importante: venha conhecer o pólo, venha conhecer o projeto, as necessidades, e com certeza mudarão os comentários.

  20. A Evellyn falou: “JÁ NOS MUDARAM PRATICAMENTE TUDO, SEM NOS COMUNICAR ABSOLUTAMENTE NADA” e que já tentamos “MARCAR” audiencia com prefeito, mas não fomos atendidos. O Paulo Rafael fala praticamente o mesmo: ESTAMOS TENTANDO A MUITO NEGOCIAR COM A PREFEITURA, ATRAVES DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, MAS É CASO ENCERRADO PRA ELA”…, + um comentario: “JA TENTAMOS MARCAR AUDIENCIA COM O PREFEITO”, mas nos disseram (Sampaio, chefe de gabinete) que não poderemos ser atendidos agora, “TALVEZ, NA PROXIMA QUARTA OU QUINTA FEIRA DA PROXIMA SEMANA, MAS NÃO É CERTEZA”.
    Essa é a administração do PT em Esperantina? Onde estar o dicurso da campanha? O Prefeito não pode deixar a UAB sair de Esperantina, não podemos nos dar ao luxo de perder uma Entidade de Ensino Superior que presta serviços em nossa Cidade, independente se foi ação do Gestor anterior. E quanto ao seus Secretários e Assessores Prefeito, PROCURE DAR PRA ELES TAMBEM UM CURSO DE HUMILDADE, explique pra eles que o cargo que estao no momento, não é concursado, e que eles podem sair do mesmo a qualquer momento…

  21. Bom pessoal; sou leitor do jornalesp e gosto sempre de está bem informado das notícias; estou acompanhando essa discursão nesse forúm e pelo visto ainda tem muita gente em Esperantina que ainda não sabe o que é Universidade Aberta; como são os acordos firmados entre ambas apartes: Mec, Estado e Município, pra quem não sabe somos estudantes sim; e pra informação de vcs que não procuram saber o que funciona na própria cidade, até acham que o nosso curso é insignificante, quero deixar bem claro que o nosso curso ainda é mais exigido do que aulas presenciais que os alunos tem nas respectivas Universidades. Outra informação acho que a maioria dos leitores estão interpretando as coisas erroneamente, acham que é questão de politicagem e fazer mídia. Não tem nada disso…! quero exclarecer uma coisa! fomos lezados deste o início. Porque? Porque simplismente o ex-gestor não cumpriu com a parte que lhes cabia, que na época era a senhora Marinalva que era a pessoa responsável por essa parte. As aulas iniciaram por volta do mês de março do ano passado, passamos o restante do ano cobrando que fosse instalados os equipamentos de vídio confência e nunca foi montado então ficamos prejudicados, sendo que nos outros pólos tudo funcionando normalmente: Sala de vídio confência, sala de apóio presencial, laboratório de informática, sala da tutoria, sala de coordenação e biblioteca. Agora mudando o discurso, estamos reivindicando apenas um espaço físico exigido pelo o MEC, caso o MEC não aprove simplimeste o pólo de Esperantina será fechado as portas e irá ser transferido para outro local, e quem seram os prejudicados? quero deixar bem claro que não é questão política é questão de sobrevivência. Não estamos brigando por David Caldas; está claro pra vcs leitores que estão interpretando erroneamente? quem não gostaria de ter uma boa qualificação profissional em um mercador competitivo? quem não gostaria de ter um Certificando escrito: Bacharelado em….! somos 130 alunos que estamos ansiosos de ter esse título, e cadê os eventuais quase 200 alunos que sonham por esse título? estava previsto pra nesse ano, inclusive janeiro que passou, vestibular para Administração, Sistema de Informação, pedagogia e matemática, pela UFPI, cadê? o vestibular não saiu por causa dessa confusão de espaço ou será que vc não gostaria de ter algum desses cursos? ou vc se conforma apenas com o ensino médio? esse apenas meu posicionamento. Com relação as crianças; sou de pleno acordo sim que elas tenham um local ideal que lhes proposione uma boa aprendizagem. Queremos sim: Educação pra cidade; até mesmos pq está na constituição que é dever de todos, assim está escrito na Lei de Diretrezes e Base da Educação Nacional. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

  22. Sou aluno do Sistema UAB, quero enfatizar que a criação do DAESP – Diretório Acadêmico de Esperantina, Vai lutar pelas causas estudantis do Sistema UAB, nosso intuito é melhorar e não atrapalhar, queremos mobilizar a comunidade em assuntos relacionados a educação, levar a comunidade o conhecimento e a realidade da educação, envolver a comunidade com nossos projetos; que ainda serão discutindo em assembléias com a diretoria, queremos levar a mídia o conhecimento do DAESP, termos o Paulo Martiliano como Presidente e creu que; junto com a diretoria irão fazer um boa Administração; acredito que eles tem projetos que irão envolver a comunidade; tais como: Palestra pra empresários com maiores palestrantes do Brasil, palestra para contadores Etc. Creu que o DAESP, vai revolucionar a comunidade de Esperantina em assuntos relacionados a educação.

    “Se ajunte a nós senhor prefeito, que o senhor só tem a ganhar, nos procure para debatermos melhorias, procure se informar do que está faltando pra nós. Ou então entregue essa responsabilidade por Estado já que o município não tem dinheiro”.

  23. Kiara, seu cometário foi muito bom, o David Caldas é das crianças. Agora a UAB é de extrema importância para cidade de Esperantina e jamais deveremos perder essa oportunidade. O que fazer? Os alunos devem formar um grupo de estudante descompromissado com facções políticas e compromissado com o que realmete interessa, para falar com o gestor e juntos encontrar a melhor solução. Acredito eu, que Francisco Antonio não tem o interesse de desativar a UAB em esperantina, ele simplesmente não podia deixar 430 crianças desprovida de educação. Esperantina precisa das 430 criança no David Caldas, tanto quanto os alunos da Universidade Aberta do Brasil de Esperantina necessita de um local adequado nessa cidade. Só precisamos de DIÁLOGO!

  24. Fica registrado aqui, que todos os alunos da UAPI em Esperantina não ficarão de braços cruzados ante a qualquer ato de injustiça, prepotencia, silencio ou descaso para conosco. Não importa qual seja a administração municipal, estadual ou federal, não importa quais sejam os alunos, sempre lutaremos por nossos direitos.
    Somos cidadãos conscientes de nossos direitos e deveres, e procurando sempre maneiras de conquistarmos nossos sonhos, assegurando também o direito a educação superior de qualidade a todos aqueles que, no porvir, queiram, também, conquistar uma graduação superior!

  25. A todos os comentaristas desta matária e demais interessados,
    Como filho de Esperantina aconselho a quem de fato tiver interesse em defender a UAP em nossa cidade, siga as orientações do Edward Junior, o que já deveria ter acontecido a muito tempo e não ficarem com especulações que não levam a lugar nenhum. Só quem se alegre com uma situação desse é pessoa como o ex-prefeito, que a essa altura está rindo a toa.

  26. VÍ UMA CONVER NO MSN E TENHO IMPRESSA QUE ME DADA POR UM ALUNO AMIGO DE… ONDE O SANTOLIA diz; PAULO VC TEM QUE INFLUENCIAR MAIS GENTE CONTRA O CHICO PRETO então este paulo é um irresponsavel que eta usando os alunos para servirmos de palanque para este tal santolia…

    e o chico nunca afirmou em lugar algum o que este paulo afirma que ele vai acabar com UAB… ESTE PAULO ESTÁ MERECENDO É UM BOM PROCESSO PARA ELE DEIXAR DE QUERER DESMORALIZAR ALGUEM DA MESMA FORMA E PRATICA VELHA DO SANTOLIA, DIGO MENTINDO.

  27. Na verdade, o Paulo não está nos influenciando em absolutamente nada. O que não só nos influencia, como também nos incentiva é a conquista de um DIREITO que é nosso… ou vai me dizer q este mesmo aluno tambem não esta preocupado com a situação do polo, ou não conversou com vc sobre como seria o futuro??? Aposto que sim, que houve essa conversa. Nesse momento, os alunos que compoe o diretório academico estao agindo de maneira apartidária (vc sabe o que é isso?), tanto que a primeira atitude dos estudantes foi propor uma conversa com a sra sec Vilma Amorim, ( que nos deixou mais desorientados, confusos e sem perspectivas do que quando a reunião começou, e isso foi um sentimento comum a todos); o outro passo, apresentar toda essa situação ao MP (mais imparcial e justo q a propria justiça, abaixo dos céus, desconheço); das duas ações anteriores, mesmo sem obter resposta satisfatória (como no caso da reunião com a Vilma), mas ao menos fomos atendidos; nosso outro passo foi propor uma reuniao com o proprio prefeito… e adivinha??? esperamos e continuaremos esperando até o momento em que lhe for conveniente. Mais um detalhe: já tínhamos denunciado nossa situação a no minimo um mes atras, mas adivinha: os senhores da impressa só resolveram publicar depois que o senhor prefeito já tinha uma “quase” posição sobre o assunto. TODOS os meios de comunicação que até o momento divulgaram nossos problemas, TODOS SEM EXCEÇÃO, divulgaram assuntos sem conhecimento de causa, nenhum meio de comunicação procurou falar com alunos ou tutores, apenas divulgou aquilo que lhes era de interesse proprio, para passar a imagem q desejam.
    Que fique o aviso: não serviremos de trampolim para a ascensão politica de ninguem, nem da situação, nem da oposição. Buscamos e continuaremos buscando, sempre, aquilo que nos for de DIREITO.

  28. Meu Deus, estou grampeado! Antes de afirmar qualquer coisa, Sr. “Boca do Inferno”, tem que ver se o documento é autêntico, de onde partiu e se a fonte é confiável. Se não, você é quem deixa brecha para um possí­vel processo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo